sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os primeiros passos...


Não descendemos dos macacos?
Eis uma resposta: Cada vês que um bebé dá os seus primeiros passos, toda a família explode de alegria. O primeiro passo, ainda que todas as crianças o venham a fazer, de uma certa perspectiva é algo banal e corriqueiro, mas para os pais é o maior feito da humanidade, assim lhes parece, é mais importante que termos ido à Lua.

Se os primeiros passos são algo tão importante, merecedor de fotografias e videos, significa que deus não existe, e que a evolução realmente aconteceu. Não podem desprovar que viemos dos macacos, ou que toda a vida no planeta evolui de um único organismo. Nós não somos a prova de que deus existe, somos a prova de que a vida na terra realmente evoluiu, e não apareceu espontaneamente, com Adão e Eva.

Só o facto de aprendermos mais rápido que outros animais, demonstra que o nosso cérebro evoluiu, e evolui.
Todos os anos existem novos pesticidas para serem espalhados por todas as colheitas, e porquê? Porque os vírus que atacam as plantas, estão em constante evolução. E se estão em evolução, mais uma prova de que Darwin estava certo.
Se repararem, não existem milagres em amputados. Simplesmente não fazem parte dos planos nem dos milagres de deus. Não contam, e não merecem os membros que perderam. Contudo as pessoas que sofrem de cancro, ou falta de um rim, transplante de coração e etc, estão na lista "branca" de deus. Deve ser por pagarem alguma quota... Outra coisa muito interessante é a de que, se deus existe, e se deus cura todas as pessoas, ou as que merecem, então para quê tomarem comprimidos? Não sei se sabem, mas a velhada deste país, é a que consome mais medicamentos, para dores de cabeça, do corpo, constipações, tosses, varizes, etc etc. Se consome, é porque não acredita que deus as protege dos mal que acompanham o "diabo". Que falta de fé...

Mas voltando aos primeiros passos, realmente, é a coisa mais fascinante para qualquer pessoa.
O cérebro começa a disparar para todos os lados, contacta com o liquido nos nossos ouvidos para saber se estamos equilibrados, as pernas ganham força, e os músculos começam a trabalhar. Os pés descolam-se do chão, os olhos orientam-nos, debruçamos-nos com o peso da nossa cabeça, e o cérebro grita para que o outro pé se estique, e damos então os primeiros passos, "instintivamente" tudo porque o cérebro tem medo de cair.

É um momento de deslumbre, de fascínio e talvez até mesmo de estudo, onde podemos presenciar, o primeiro momento em que o macaco se ergueu e caminhou. E pensar nisto como um dos nossos maiores feitos como espécie, é sem dúvida, tão e mais importante como termos ido à lua. Ou conseguir compreender onde estamos no universo observável... é talvez a melhor experiência excepcionalmente fantástica e de orgulho que temos enquanto seres humanos. É algo incrível poder presenciar o poder da natureza e do ser humano a trabalharem em conjunto.

E ainda que os primeiros passos, visto desta perspectiva sejam algo mesmo fascinante, gémeos são a outra ponta e a continuação das maravilhas que nós humanos conseguimos dar à luz.
Já o disse em outros textos de que, ainda eu sendo e tendo um gémeo, e se sou é porque tenho, e não me importa minimamente se sou "falso" ou "verdadeiro". Sou gémeo, e isso ninguém me pode tirar. Mas, cada vês que vejo dois gémeos, fico ansioso e com muita vontade de ver. Não é por serem raros, mas porque é incomum. Ninguém anda com um "clone" na rua. Mas porquê tanto fascínio de volta deles? É algo que as pessoas têm vindo a criar desde os primórdios da vida e nós simplesmente continuamos, ou é algo mais? Algo da nossa cabeça, que ainda hoje nos intriga como seres humanos.

Sempre tive o desejo de ser pai, desde cedo, mesmo antes dos 14 anos, mas o tempo ensinou-me que não é assim tão fácil. Não posso cuidar de um filho sem dinheiro, sem espaço, sem tempo, sem amor, sem carinho. O instinto assume parte desse "trabalho", mas estar preparado para um filho?! É impossível um "pai" estar pronto, os pais. Por muitos livros que leiam, por muito que estudem, no fim, quando o tivermos nos braços, o tempo aparece e tudo será feito com o que soubermos melhor, com o que aprendemos e o que iremos aprendendo. E é maravilhoso poder e saber que tenho tanto a aprender com algo tão meu, que desejo com todo o amor e carinho que sinto por ele. Ninguém disse que serial fácil, mas sempre me disseram que seria maravilhoso e algo pelo qual vale a pena lutar. Não me preparo para o momento com unhas e dentes, mas quando for, o momento, quer seja cedo ou tarde, saberei e estarei consciente de que amor não lhe irá faltar, e tudo o que tiver de aprender e fazer, o farei com gosto. Sou novo, sem experiência, mas somos todos...

Nós não somos adultos, somos crianças que se sabem comportar em público.

Depois de tudo, dos primeiros passos, as primeiras palavras, os primeiros pensamentos e opiniões... o que têm de tão valioso? Para mim, todas as suas experiências serão valiosas. Primeira dia de aulas, primeira vez que atam os sapatos, a primeira volta de bicicleta, dia na praia, no médico, o primeiro dói-dói... a sua primeira aventura, a muda de fralda, as roupas novas, as saídas com os amigos, o primeiro castigo, e o primeiro amor... sonho em os poder ensinar e mostrar o mundo, mas esqueço-me da parte mais importante, vê-lo e relembrá-lo quando era bebé. Cuidar dele, olhá-lo, rir, levar ao colo, dar-lhe banho, brincar, ensinar, balbuciar...

Assim desejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário