segunda-feira, 9 de abril de 2012

O que é o "mal"?


O mal que existe no mundo, costuma ser atribuído ao diabo, mas eu penso de outra forma.
O mal que fazemos é proporcional ao amor que nós como humanos somos capazes de dar.
Matar alguém, bater em alguém, gozar, etc, é algo que provém do nosso interior como animais que somos, não animais de "monstros" mas animais, seres terrestres, tal como leões e girafas. O nosso instinto animal, é que nos permite governar, hierarquizar um grupo de indivíduos, tal como acontece com macacos, lobos, leões, hipopótamos, aves, cabras, cavalos, entre muitos outros.
Hierarquizamos em todos os ofícios e trabalhos, o que nos ajuda a sentirmos mais importantes ou menos importantes que os outros.

O que nos distingue de quais quer destes animais, é a nossa capacidade de amar ou odiar em extremos, de sentir emoções extremas, fortes e vincadas.
Podemos sentir o amor em todo o lado, ou o ódio/violência no mesmo.
Nós somos seres que evoluímos particularmente na nossa capacidade emocional, e devido a isso, podemos entrar em depressão, ou andarmos felizes. Podemos chorar ou rir. Podemos abraçar ou bater. Podemos beijar ou odiar. Podemos ter nojo, podemos sentir amor. Podemos desejar ou sentir raiva.
Uma amiga disse-me à uns dias que a diferença entre nós e qualquer tipo de animal, é que nós criamos Arte por prazer. Existem elefantes que pintam, que tocam piano ou brincam com com bolas, se forem levados a isso. Incentivam essas acções, não implicando que retiram prazer emocional disso. É algo que fazem "voluntariamente" apenas e "só" por existir interacção de um outro individuo.

É por isso que as mulheres são mais sensíveis, emocionais, frágeis, devido ao seu mecanismo cerebral/hormonal para procriação e socialização no mundo. Já os homens competem entre si para ficar com a melhor fêmea. Comparam forças, tamanho de músculos e capacidade cerebral. Quem corre mais tempo, quem atira mais longe, entre muitas outras competições.
Somos o culminar do melhor que existe nos mamíferos num período de evolução com milhões de anos.
Como todos sabemos, as mulheres são seres muito versáteis e muito dedicadas ao ambiente social que nos rodeia, e isso não é nada inventado, está provado. Na revista Pais e Filhos de Fevereiro nº 253, em "O fardo de nascer rapaz.." falam precisamente desse assunto. Explicam não só o porquê de os homens serem assim, mas também a diferença entre os dois sexos.

Ouve um momento na nossa evolução em que uma "paisagem" deixou de ser vista como uma possível casa mas como um "fascínio". Mas é preciso ter cuidado com a maneira como "vemos" a palavra "paisagem" ou "espectacular". E eu irei mais fundo neste assunto. Quando nós humanos olhamos para uma paisagem e sentimos os fascínio por ela, pelo verde dos prados ou pelo branco da neve, não nos estamos a deslumbrar "emocionalmente" de forma directa mas a deslumbrar-nos de forma instintiva pelo que nos pode oferecer.
Abrigo, alimentos, madeira, frutos, refugio, fogo, protecção, entre outro tipo de proveitos que possamos tirar da natureza. É isso que eu acredito que vemos quando olhamos para uma paisagem. É arriscado dizer isto? É, mas acho que é um levantar do véu. Recuar às nossas origens e tentar perceber/entender e explicar aquilo que vemos à nossa volta e que não conseguimos explicar. O olhar para algo que achamos incrível, é saber que podemos tirar bom proveito do mesmo. Nós apenas não vemos as coisas dessa perspectiva tão "arcaica" e instintiva, porque o nosso cérebro está mais preocupado com as crianças, com as contas a pagar, o jantar, a falta de fiambre no frigorífico, o livro que falta ler, aquela noticia, ou publicidade...
Já falei precisamente sobre isto em: O que é "espectacular"?

Somos maus, não por causa de deus ou diabo, mas porque agimos com as emoções, sentimentos, fantasias, recordações. Sabemos que o conhecimento humano é insaciável, mas também o é quando comemos doces, drogas, e as coisas se transformam em vícios. E se nos tornamos insaciáveis através de gostos músicas, livros, conhecimento, filmes, e queremos saber mais, sentir mais, ler mais, ouvir mais, ir mais longe e alcançar mais níveis... esses níveis poderão ser bons ou maus. E acredito que como humanos, fazemos mais bem do que mal. Hoje em dia podíamos fazer muito mais, e digo "podíamos" não me metendo a mim ao barulho porque não sou exemplo.
Como seres emocionais que crescemos e evoluímos com esse aspecto em particular, as emoções, os neurónios espelhos,como também já falei antes, foram uma ferramenta muito importante para o nosso cérebro permitir uma evolução muito mais rápida e versátil comparativamente com a dos outros animais.

Fala-se muito que se realmente tivéssemos aparecido através da evolução, que os símios de hoje deveriam poder saber falar. Não é bem assim.
Existiram dezenas de espécies humanas, com cérebros humanos que acabaram por se extinguir, mas essas espécies não morreram, a linhagem delas não acabou, pois caso não saibam, hoje sabe-se que NÓS, homo sapiens, temos descendência do Homem-de-neandertal, entre muitas outras espécies de hominídeos que habitaram e viveram com outras espécies.
Existe inclusive uma teoria elaborada por teólogos extraterrestres, de que o Ieti ou também chamado de pé-grande, são a espécie que procedeu os símios à milhões de anos atrás e que nós humanos fomos criados através de várias espécies de macacos por extraterrestres, para podermos evoluir e aprender muito mais rapidamente. E para quê? Uma forte teoria é a de extracção de ouro.

Voltando ao inicio do texto, somos maus na mesma proporção que somos bons. Mas somos bons e maus porque temos emoções. E as emoções evoluíram connosco para podermos compreender melhor e de forma mais fácil o mundo que nos rodeia. Os bebés usam as expressões faciais para compreender o estado emocional dos seus pais. E caso também não saibam e já referia também isto em textos anteriores, o bebé é capaz de detectar mudanças de "humor" nos pais. É por isso que quando os pais deixam o filho com um avô ou tios, o bebé fica sempre "inseguro" e desconfortável, para além de se sentir perdido, pois a maneira como falam para ele, a mentalidade e as emoções que absorve do que o rodeia, não são as mesmas a que estava habituado.
Nós próprios usamos e lemos as emoções uns dos outros, não só para comunicar, mas para aprender. Voltamos novamente aos neurónios-espelhos.

Como vêm, as emoções estão mais do que ligadas ao nosso cérebro. Fazem parte da nossa vida e experiências. As emoções são comercializadas, são vendidas, quer em músicas, em filmes, em imagens, em perfumes, palavras, relações de amor, de amizade, entre pais e filhos, entre animais, paisagens e numa simples flor.
Se as emoções são parte do cérebro, então pode-se provar sem quaisquer dúvidas que o bem e o mal são produtos da mesma moeda. Não foi deus nem o diabo que implementou isso nas pessoas, é algo que evoluiu connosco.
Porque se uma criança nasce deficiente, não foi o diabo, foram os genes. Se alguém mata alguém, não foi o diabo que o possuiu, mas sim as emoções do individuo que o levaram a tal. Pode-se sentir amor e veneração por algo mórbido, depressivo e nojento. É a maneira que o cérebro humano encontrou para lidar com a morte ao longo de milhões de milhares de anos. E as mulheres têm um papel importante, pois a morte um filho, de um parceiro sexual, deixa sempre marcas profundas. Não só às mulheres mas também aos homens e às crianças. Partilhamos experiências, conhecimento e invenções de geração em geração, e dessa forma, as nossas emoções crescem também.

O que é o "mal"? É todo o ódio, stress, raiva, desespero, impotência, etc; que sentimos por outra pessoa, animal ou objecto com a ajuda das emoções, desde a sua forma primitiva e instintiva, à sua forma elaborada e complexa da nossa capacidade cerebral.
O mal que fazemos, tem de ser primeiro imaginado, tal como é com o bem. Pensamos em prendas para comprar ao nosso amado, ou gestos, ou técnicas, palavras ou frases bonitas. Magoar alguém, leva o mesmo processo. É importante compreender como se obtém pensamentos positivos e negativos.

Os animais na sua forma mais pura, natural e instintiva, matam e caçam para comer, matam para acabar com pretendentes.
Nós humanos, na nossa forma mais complexa e elaborada de formar ideias e sentir-mos o mundo, matamos por divertimento próprio, por gozo, por prazer. Fazia-mo-lo à milhões de anos, mas agora simplesmente conseguimos obter prazer disso, e tudo o que envolva prazer, o humano está lá plantado, pelo bem ou pelo mal.

O bem não é deus, e o mal não é o diabo.
Porque se Steven Hawkings nasceu deficiente físico, não foi por obra do diabo ou por obra de deus a testar a fé dos seus pais, mas sim, pura e simplesmente... pela má formação do feto.

20 comentários:

  1. Sim. O mal é tudo isso. É todo o sentimento mau que sentimos por outro ser vivo, é tudo aquilo que se revolve cá dentro e não sabemos como direccionar esse sentimento. Não se consegue controlar, é aí que se perde a noção de tudo, perde-se o controle de tudo. Age-se sem pensar guiado simplesmente pela erupção que está em nós, no nosso peito. No nosso coração.

    Disseram-me certa vez “Coitado daquele que se guia pelo coração”.
    As nossas emoções estão todas depositadas nele e acaba-se por as seguir sem pensar. Isso mesmo sem pensar, sem raciocinar.

    “ A razão não vem do coração, vem da nossa mente” se é assim porque para nos é tão difícil de pensar? Age-se de forma incontrolada, por um sentimento que nos domina que é o ódio, stress, raiva, desespero, impotência. Mas o amor também pode ser tudo isso, pode-se fechar os olhos pelo amor e ser-se guiado por ele, quando se dá conta acaba-se por estar “preso” a ele e ter que decidir ou ele ou nós mesmos. Sem um ou sem outro a infelicidade atinge como um estalo. E o que se faz? Age-se pela emoção porque se ama ou age-se pela razão?

    “Primeiro nós, segundo nós, terceiro nós” pensar em nós. Isso é um mal? É egoísmo? Não, é a nossa felicidade. Mas normalmente acaba-se sempre por se esquecer o “eu” em prol de outro que se ama.

    No final o mal está quando não se pensa, não se age pela razão e sim se age pela emoção. É sempre pela emoção. Mas temos que ter emoção ela faz parte de nós. Mas à que saber usar. Ou somos nós que a usamos ou é a emoção que usa a nossa mente. Ao contrário do instinto animal que é por questões de hierarquia e não pelo simples prazer de matar ou de causar mal.

    ...
    (LIA)

    ResponderEliminar
  2. “Como posso pintar um anjo se nunca vi nenhum?”
    “Ver para crer”

    Todo o ser humano tem tendência a “acreditar” no visível ou então a arranjar teorias que comprovem que existem. Se não encontram teorias que considerem válidas logo à partida não existem. Existência ou não existência? O que é afinal? Para a ciência a existência é tudo o que se pode provar, é tudo o que é visível. Assim sendo Deus não existe porque nunca ninguém o viu.
    Ou seja, é preciso ver para crer?
    Deus para mim existe. Não vejo, sinto.
    Agora estás a pensar que isto é psicológico, que sou como meio mundo que não tendo a quem recorrer, recorrem a uma figura ou a um ideal.
    Não.
    Pensas errado, tu e a outra metade do mundo. Por não se ver, não quer dizer que não exista.
    Eu nunca vi um ovni mas não descarto a ideia de que exista, porque para mim o universo é “infinito” é basto e como existe vida na terra também pode existir outro sistema solar com uma “terra” que tem capacidade para albergar a existência de outras vidas, outros seres inteligentes. E no entanto nunca vi nenhum. Existem provas? Que provas? Um desenho no chão? Uns bonecos com figuras estranhas nas pirâmides dos maias ou nas pirâmides no Egipto? Quem me garante a mim que não foi nenhum “lunático” que inventou? Sim porque os maias tinham deuses, tinham crenças assim como os egípcios repletos de deuses. E em ambas as civilizações eram politeístas. Eram assim tantos os ovnis cá na terra? Sim, se porventura se for a considerar cada Deus a um ovni a terra era habitada por muitos. E agora? Onde estão? Pode ter sido invenção para as pessoas inferiores temerem os seus líderes. Como podem ter inventado? Da mesma forma que inventaram os vampiros e os lobisomens. E agora me respondes que tudo isso foi fruto de doenças que na época não eram compreendidas que foram causadas por uma má formação genética. Aceito isso, mas o cerne da questão é que houve o mito, surgiu o mito por essa má deformação, surgiu o mito porque para a época não houve compreensão e o ser humano lidou da forma mais básica... Inventou, imaginou.
    Por isso essas teorias de ovnis para mim não têm 100% de coerência, como posso saber que isso não foi tudo inventado? Existi na época dos maias, dos egípcios para presenciar esses seres? Não.
    Acredito que possam existir, acredito que sejam mais inteligentes...sim acredito. A vida é assim mesmo, com seres mais inteligentes e com mais capacidades de raciocínio que outros.


    Agora se arranjam teorias de mil e uma formas para todo o tipo de coisas porque não a existência de Deus? O conhecimento vem de Deus, assim sendo a ciência vem de Deus. Deus quis e quer que o homem investigue e crie. Para mim, eu que creio é assim que penso. O pouco que me digno a aprender sobre o assunto é assim que entendo.

    ...
    (LIA)

    ResponderEliminar
  3. Pensas assim? Não:)
    Tu fazes perguntas sobre o tema mas não buscas respostas, acabas por ficar um pouco néscio e quiçá ignorante. Não leves a mal o que digo, simplesmente é como diz o velho ditado “o pior cego é aquele que não quer ver”. A mente tem que ser aberta, e nos tornarmos humildes e procurar respostas. Não é por crescermos que não podemos fazer perguntas. Errado, temos que as fazer constantemente só assim é que vivemos e sabemos viver.
    Alguma vez pegas-te numa bíblia e a lês-te? Não é qualquer um que percebe, não é qualquer um que sabe interpretar.

    Quem a quiser ler para criticar é nisso que vai fazer...criticar. Quem quiser ler porque acha que deus é um ovni então vai ler para procurar informação que Deus é afinal um ovni e é nisso que se vai fixar e vai encontrar mil e uma coisas que o provem nas suas páginas porque está com essa ideia fixa. Quem diz Deus diz os anjos, os nifilim porque muitos cientistas assim o dizem, que os anjos são afinal ovnis.

    Mas quem quiser esquecer isso tudo pegar na bíblia por querer para tentar perceber, para ler a sabedoria que lá existe. Então essa pessoa vai encontrar respostas. Vai aprender, por muito difícil que seja. Se não entender a palavra na hora descobre uma semana depois. É preciso sim ler e pensar.
    Queres criticar? Aprende primeiro sobre o que queres criticar e só depois dá a tua opinião e critica. A bíblia podes estuda-la sozinho sem teres influências de cientistas, basta quereres.

    O que acho mais engraçado é que quando se está feliz a pessoa está feliz e ponto. Mas quando algo de mal acontece culpam Deus. Ora se nos momentos felizes se esquecem dele, é nas horas de angustia que o culpam e que não é justo? Isso é estupidez só o culpam pelo lado ruim da vida e do mundo mas ninguém o felicita pelos momentos bons que dá. Claro Deus só existe quando as pessoas querem menosprezar alguém e recorrem a ele para pisar, já que não têm um ser vivo para o fazer. Este é o lado de quem não acredita em Deus, como não acredita crítica e tudo o que é mau não é do Diabo mas sim de Deus, porque ele é o culpado, porque ele deixa que existam guerras e fome, porque deixa que existem doenças. Se existe o bem existe o mal. É um ying yang. E o pior é que todos, se baseiam da malvadez como vindo de Deus porque ele deixa, e ninguém pensa que Deus não é o mal é o bem.


    Adorei o teu texto. E sim acredito na ciência, mas acredito em Deus porque ele a criou e nós a evoluímos. Não aceitas isso? Compreendo. E não, não sou de nenhuma religião simplesmente leio a bíblia e sim falo com pessoas com um entendimento acima do meu e só depois tiro as minhas conclusões. Faço perguntas procuro respostas. Não as tenho no dia, não tem mal eu sei esperar.

    Mas se não acreditas e não te dás ao trabalho de fazer um estudo próprio não sejas néscio ao ponto de dizeres que quem acredita é estupido. Lê, aprende e só depois critica. E não baseado em cientista, procura tu as respostas.

    Bj

    ****LIA :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li a Bíblia. Quem acredita em Deus, sim, é estupido, e extremamente ignorante.
      Ser ateu é saber aceitar a realidade. É saber reconhecer a efemeridade do ser humano e admitir que vamos morrer sem saber a resposta a muitas questões, mas sabemos que algum dia essas questões irão ser resolvidas, não pelo Homo Sapiens, mas pela espécie que se seguir. Ser ateu é, mais uma vez, saber aceitar a realidade.
      Acreditar em Deus é ser impaciente, preencher aquele vazio com "treta" que os cientistas ainda não conseguem preencher, porque não têm o cérebro suficientemente desenvolvido.É ser ignorante, e cego.
      Nós, cientistas, lidamos com factos, com realidade. Os crentes arranjaram uma desculpa "esfarrapada" para a nossa existência porque não conseguem aceitar a realidade.
      A bíblia mão é nada mais do que um livro de histórias, tal como a Branca de Neve, ou a Cinderela. Os cristãos mais inteligentes que conheci conseguem admitir isso, e no entanto acreditam em Deus. Portanto basear-se na bíblia na resposta que acabaste de dar é um pouco....enfim.
      Mas pronto, ser sonhador, ser iludido, e ser "parvo" faz parte de ser humano.
      E fico-me por aqui.

      Eliminar
    2. "O que acho mais engraçado é que quando se está feliz a pessoa está feliz e ponto. Mas quando algo de mal acontece culpam Deus. Ora se nos momentos felizes se esquecem dele, é nas horas de angustia que o culpam e que não é justo? Isso é estupidez só o culpam pelo lado ruim da vida e do mundo mas ninguém o felicita pelos momentos bons que dá. Claro Deus só existe quando as pessoas querem menosprezar alguém e recorrem a ele para pisar, já que não têm um ser vivo para o fazer. Este é o lado de quem não acredita em Deus, como não acredita crítica e tudo o que é mau não é do Diabo mas sim de Deus, porque ele é o culpado, porque ele deixa que existam guerras e fome, porque deixa que existem doenças. Se existe o bem existe o mal. É um ying yang. E o pior é que todos, se baseiam da malvadez como vindo de Deus porque ele deixa, e ninguém pensa que Deus não é o mal é o bem."
      Este parágrafo não faz qualquer sentido.
      Eu, que sou ateia (e falo por MIM) não acredito em Deus, logo não faz sentido nenhum culpá-lo de nada.
      Não vês nenhum ateu, penso eu, a culpar Deus.Nós não acreditamos nele. Logo não o culpamos, porque não existe.

      Eliminar
    3. E outra coisa. o mal NÃO existe.
      O mal é apenas a ausência de bem. Assim como a escuridão, é apenas a ausência de luz. E o frio, a ausência de calor.
      Até isso está na bíblia que tanto veneras.

      Eliminar
    4. A religião vai desaparecer, isso posso garantir-te.
      Antigamente, acreditava-se em muitos deuses. o Deus do Sol, o deus da guerra, etc etc etc etc. a lista é infindável.
      Acreditava se que a terra era o centro do universo,acreditava-se que o cérebro era constituido por terra. e hoje, se alguém disser isso, é gozado.
      Hoje não acreditamos em nada disso porque SABEMOS que não é verdade. Assim como hoje é ridiculo acreditar em muitos deuses, e acreditar que o cérebro tem terra no seu interior, no futuro será ridiculo acreditar num Deus Pai, num deus criador do Universo (para os ateus já é ridiculo)
      Hoje acredita-se nisso porque simplesmente não temos factos que provem o contrário. óbvio.
      Mas no futuro, acreditar num Deus será algo do passado, porque a Humanidade saberá as respostas, e não precisará de preencher nenhum vazio.
      As pessoas mais INTELIGENTES do mundo, a começar por Albert Einstein, e acabando em Stephen Hawking, são ateus. Acho que não é preciso dizer mais nada.

      Eliminar
    5. Agradecia que deixasses um nome, se não, não aceito mais comentários teus.

      Eliminar
    6. O pensamento das pessoas não são todas iguais. logo ninguém vai ler a bíblia de maneira igual por isso o que disseste para mim nem me aquece nem me arrefece porque para cientista que és … acabas por ser um pouco lerdinho(a) por não compreender isso, enfim.
      O que mais me admira é que os ateus, teimam sempre em criticar os que crêem. Se nós os crentes somos tao ignorantes como dizem, porque vocês não se limitam a ficar no vosso canto e dedicar-vos exclusivamente à ciência? Eu não critico os ateus e compreendo-os porque cada um tem as suas opções (mas isto que disse não conta não é? Já que me consideras ignorante :D)
      O incrível é que todas as pessoas que conheço que são crentes são mais calmas e mais ponderadas, pensam mais nas questões do que os ateus, porque será? Parece que os cientistas não conseguem é conhecer-se a eles próprios e tendem sempre a procurar defeitos nos que crêem e no que não se vê a olho nu.
      Aprende-se mais com historias da carochinha, e a saber viver e a dar valor á vida do que com “merdas” cientificas.
      Sim já ouvi ateus a culparem Deus :D.
      Eu já duvidei, mas á coisas que a ciência não explica e isso aconteceu comigo, a ciência não soube explicar. Por isso quem é que é cego afinal?
      Eu acredito na ciência, eu acredito na evolução. Aceito a ciência, mas também aceito o facto que existe coisas que está para além da compreensão do ser humano, coisas que ninguém percebe como acontecem e que não tem uma única teoria. A ciência está muito verde.
      Prova-me que Deus não existe. Quero uma prova palpável e nada de teorias científicas.

      Prova Palpável. :D

      ****LIA

      Eliminar
    7. Isso é mesmo infantil.
      "Prova-me que Deus não existe" xD
      LOL prova-me tu que Deus existe --'
      ficariamos aqui até á eternidade a discutir este assunto.
      Como já referi, os ateus ACEITAM que há coisas que não conseguimos explicar, mas só porque não estamos suficientemente evoluídos para as conseguir explicar. e não é por estarmos menos evoluídos que vamos atribuir Deus a esses acontecimentos nao explicáveis(é o que fazem os ateus). Saberemos que um dia conseguiremos explicar, não preenchemos esse vazio com Deus. Aceitamos apenas o facto de não conseguirmos explicar.
      Voces dizem que Deus é responsavel por aquilo que nao conseguem explicar. Nós aceitamos que ainda não conseguimos compreender, e que um dia conseguiremos. como ja referi antes, antigamente acreditava-se que a terra era o centro do universo. e que existiam montes de deuses para tudo e mais alguma coisa. na altura, era obvio para eles. Hoje,isso sabemos que é mentira.
      Tal como antigamente acreditavam nesse tipo de coisas, hoje acreditam num deus criador de todo o Universo.
      à medida que formos evoluindo, vamos ter mais capacidade para compreender os fenomenos que nao tinhamos conseguido explicar até agora. é obvio.
      É apenas uma questão de tempo. E qualquer ateu minimamente inteligente sabe isso. Preferimos morrer sem saber a explicaçao de certas coisas, do que ser limitado do cérebro ao ponto de dizer que Deus é responsavel por tudo o que acontece, só porque o homem ainda é atrasado evolutivamente demais para perceber.

      É claro que nós criticamos e "gozamos" com os crentes. Isso é obvio. porque a religião para além de ser uma desculpa esfarrapada para as coisas que a humanidade não consegue perceber, só tem causado problemas, e guerras, desde os primórdios.

      Não vou responder mais. Mas recomendo-te seriamente este vídeo.

      Enjoy: http://www.youtube.com/watch?v=NviLvMRbGoE
      Recomendo-te todos os vídeos dele. Pode ser que te elucidem.
      Bye

      Eliminar
    8. Eu tenho um T-rex invisível em casa, sabias?
      Prova-me que é mentira.
      Foi a mesma coisa que me pediste ;)

      Eliminar
    9. Bahh :) o ser humano vai continuar á batatada a matar-se uns aos outros vamos todos para a terra (usar o termo ateu) e a Terra (planeta) vai ficar no mesmo sítio (a existir) a rir-se de nós tolos.
      vou usar o português directo “é meio mundo a foder o outro meio mundo”, é por isso que esta sociedade não vai a lado nenhum porque só estão bem a foder uns ou outros.
      Sabes tu tens razão eu sou ignorante, mas não sou ignorante por acreditar em Deus, sou ignorante porque por mais que eu estude musica, desporto, biologia, mecânica, historia, arte, filosofia eu vou ser sempre ignorante, aliás eu vou morrer ignorante. Mas se calhar vou morrer uma ignorante esperta (sim já sei que espertos são os cães) porque aprendo um pouco de tudo não me baseio só numa coisa, não trabalho nem aprendo só uma coisa ou numa área em especifico. Sinceramente eu li a tua opinião e compreendo (sim já sei que não aceitas a compreensão de ignorantes), eu não vou dizer para tu acreditares, compreendo a tua opinião e respeito-a e não vou dizer que és maluquinha por não acreditares, nem que vais parar ao inferno porque não acreditas.
      Mas para mim o que disseste é um poio, porque digas o que disseres eu vou ter a minha opinião. O que me levou a crer é que quem não é da tua opinião é que é ignorante, tens o rei na barriga podes ter para ti mas para mim lá por seres “cientista” não és mais que eu, ou um arrumador de carros. Quem fala de barriga cheia é porque tem a papinha toda na boca e pensa que já aprendeu tudo e que sabe tudo. Lembra-te, um dia ainda podes precisar de ignorantes como eu e como vai ser? Não aceitas a minha opinião? oh pah estás á vontade o que achas de mim já me esqueceu :D
      já me ri contigo e já te riste comigo, óptimo estamos quites, foi um tempinho engraçado :D
      Realmente gosto de ler e de vos ouvir a falar de nós crentes,principalmente ao dizerem que nós somos ignorantes. Olha que bom para vocês inteligentes, assim vocês estão sempre no pódio e nós burros a vos “servir”. Já viste que bom? Ainda te queixas? :D
      Não estou para me chatear, a vida é muito boa para perder tempo em “discussões” que se irão manter. É burrice sim em chatearmo-nos uns com os outros pelo simples facto de haver falta de entendimento. Eu tenho a minha opinião não vou estar a perder tempo a pensar que não a aceitam. Eu acredito em Deus para mim isso é o que conta.
      Ps: Se dizes que tens um T-Rex invisível no quarto quem sou eu para te contrariar? :D
      Cumprimentos
      Lia

      Eliminar
    10. Mas alguém disse que não tinhas de acreditar em Deus? xD Tu acreditas no que quiseres. Nunca disse que tinhas de achar o mesmo que eu.
      Não fiz mais do que dar a minha opinião.
      Se me apetecer dizer que x ou y é burro ou ignorante digo-o sem qualquer problema. é a MINHA opinião, aches tu o que achares.Eu sei bem a quem posso e não posso chamar. A isso chama-se liberdade de expressão.
      Se eu disser que tenho um T-Rex invisivel não és ninguém para me contrariar(assim como eu não te contrariei, só dei a minha opinião), mas é lógico que sabes que não tenho. Ou acreditas que tenho? Para mim, acreditar em Deus é tão absurdo como isso. é a minha opinião, ponto. Se és feliz a acreditar em Deus, força nisso. Não te vou impedir do contrário, assim como não me vais impedir de não acreditar e de chamar isto ou aquilo a quem eu bem quiser.

      ;)

      Eliminar
    11. quem critica e chama coisas aos outros (ex:ignorante) é porque não tem espelhos em casa ou então de tanto olhar para eles e ver a sua perfeição acabou por os partir. Sabes qual é das piores coisas que se pode fazer ao ser humano? é fazer aquilo que os ignorantes fazem aos cujos se acham inteligentes...ignora-los.

      (um dia vais te lembrar desta conversa, e em Deus)

      E mais não digo :D

      Cumprimentos
      Tudo de bom :D
      LIA

      Eliminar
    12. Sim, porque eu fartei-me de dizer que era perfeita xD Nunca disse que estava cheia de qualidades, mas no que toca a este e é deste assunto que estávamos a falar e APENAS este(deus), acho-te ignorante, sim. Não sei se és ignorante ou não noutros assuntos porque não te conheço. Mas neste, na minha opinião és.
      Se nos fossemos ofender por nos chamarem ignorantes ou isto ou aquilo...estávamos bem fodidos. Ou nunca achaste alguém ignorante e te calaste? De certeza que sim.
      Eu quando acho, digo. Principalmente a pessoas com quem não me preocupo. A isso chama-se honestidade. É pior pensar e depois mentir, do que quer sincero.

      Não volto cá para responder.
      Fica bem, felicidades.

      Eliminar
  4. Podias pelo menos ter deixado um nome, ao invés de ter respondido em Anónimo sem dar a cara às tuas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUem é que havia de ser?Há mutios visitantes é por isso....
      Tambem queres o BI? :P

      (SANDRA)

      Eliminar
    2. Recebo mais de 100 visitas por dia, estás-te a armar para quê?
      Lá por não haver comentários não significa que ninguém o veja. Tu pelos vistos também não ficas atrás.

      Quando comentasses alguma coisa agradecia que deixasses um nome. Principalmente quando respondes a alguém. Só te fica bem.

      Eliminar
  5. Nem me lembrei de colocar o nome, está bem?
    Eu costumo colocar sempre o nome. obvio que raparigas ateias, claro que sabias quem eu era, nem sei para quê essa confusão toda.
    Esqueci-me, só isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves pensar que és a única rapariga ateia que eu conheço ou que vê o meu blog.
      Eu criei alguma confusão? Não acho.

      Eliminar