terça-feira, 3 de abril de 2012

Praxes... II


No seguimento da noticia que passou nos canais portugueses, de agressões a duas alunas... lembrei-me do texto que tinha escrito o ano passado: "Praxes...".
Nunca pensei ouvir algo tão... como é que posso dizer? Estúpido e absurdo? Sobre a praxe. Já mais pensaria que houvesse agressões, mas o pior foi dizerem depois que já não tinha sido a primeira vez no espaço de meses. Já mais alunos tinham feito queixa. Pela noticia, parece que este tipo de agressões eram "frequentes", de certa forma, aconteciam à já vários anos.

E dizem "eles" que é uma maneira de integrar os alunos?
À pancada?
À chapada?
Com brincadeiras de mau gosto?
Com gozo?
Com jogos estúpidos?

Isso não é ser-se civilizado que era o que muitos precisavam de o ser! Sou contra, totalmente contra, como já escrevi antes, este tipo de praxes, de piadas, de gracinhas, de gozo, de situações ridículas que não ajudam ninguém. Este tipo de "brincadeiras" não são para dar o mundo universitário ao aluno de uma forma divertida, são para gozar! Para deitar a baixo, para desencaminhar. São "obrigados" a pertencer a um grupo, e o que acontece no fim, é o mesmo que acontece entre os sequestrados e os sequestradores. Começa a haver uma relação de falso amor, de falsa confiança. Não são um grupo de amigos, são um grupo de "conhecidos"! Onde uns cagam e os outros comem a merda. Onde uns falam e os outros são "obrigados" a fazer só porque "sim", porque é praxe.

Não é este tipo de interacção que acontece na primária! Não é este tipo de atitudes que acontece no mundo lá fora. Devia-se criar pessoas civilizadas! Cidadãos! E não fracos! Que se deixam espezinhar.

Sou a favor de uma praxe educativa, cívica, com piada e boa disposição, e nada disso tem haver com as porcarias que se fazem e vejo fazer. Devia-se ensinar à pessoa que tem valor! Que se deve empenhar no curso, que deve ser educada, amiga, ajudar, pedir ajuda, etc etc. E não criar pessoas piores do que as que entram. Promover a entre ajuda, passar apontamentos, criar grupos de estudo.

Só por o caralho de um aluno namorar com uma doutora, puseram-lhe um mandado de captura em cima! Desde quando é que é criminoso alguém que namora e ama? Que raio de parvalhões é que vivem na nossa sociedade? Só porque é bonito? Foda-se! Preocupam-se com o que não deviam preocupar, e fazem o que nunca deviam fazer.

E depois ainda falam em socializar, que a praxe ajuda a criar amigos, a integrar os alunos na escola, quando o que deviam fazer era ajudar a pessoa a crescer naquele mundo novo. O que não acontece de todo.
-- Eu mando em ti e tu calas-te! Olhas para o chão e aí de ti que me olhes nos olhos!
-- Não podes olhar para as pernas de outra "doutora", nem namorar!

Que lindo, sim senhor, muito lindo sem dúvida, estou farto de sorrir! De tanto sorrir... que até me doem os músculos da cara!!! Estamos nalguma anarquia extremista? Isto é o quê? Totalitarismo? Hierarquias que não valem um peido?!

Brincadeiras estúpidas e sem sentido!? Sim, porque foi exactamente isso que os vossos pais vos ensinaram! ! Não foi? Gozar com os outros é a coisa mais natural do mundo! OBRIGAR os outros a fazer parvoíces e as coisas mais estúpidas uns aos outros, também é algo que consta na lista de coisas que os vocês pais se podem orgulhar de vos ter ensinado!! E falam-me em socializar? Criar amigos? Que tudo é borboletas e arco-iris?!
Sim sim... deve ser um mundo realmente bonito. Só amigos, só conversas fixes, só amizades e sentir no peito aquela emoção de saber que se pertence a um grupo ou a uma ideia. Realmente é muito interessante... deveras educativo.

"Sabe-se já que um aluno do 3.º ano de Ciências da Educação terá agredido com cabeçadas e bofetadas duas alunas de Psicologia durante uma praxe realizada às quatro da manhã em frente à faculdade. Há, no entanto, segundo o Público, duas versões do episódio: uma diz que as agredidas são caloiras que se recusaram a ser praxadas e a assinar o documento de rejeição da praxe; outra que diz tratar-se de duas alunas não caloiras que chamaram a atenção da violência da praxe que estava a ser feita à chuva e acabaram agredidas pelos comentários feitos."

É tão lindo... este mundo então é cada vez mais bonito! :) E eu a pensar que era só com as crianças problemáticas que começam a aparecer todos os anos nas escolas, cada vez piores, que eram o "único" problema do nosso pais... quando são os futuros pais deste país que ensinam este tipo de civismo às suas futuras crianças. Afinal o problema não é só com as crianças de hoje, mas com os jovens e os adultos!
Começa na universidade e perdura durante gerações...

E voltando à noticia de cima, só pelo simples facto de se terem recusado a serem praxadas/gozadas e a assinar um "documento" que não vale nem tem valor maior do que um peido, foram agredidas?
Se eu não gostar do sporting sou obrigado a andar com um papel no bolso, assinado e carimbado?
Se eu não gostar de coca-cola, sou obrigado a andar com um papel?
Se não gostar de um professor, também sou obrigado a andar com uma assinatura?!
Anda tudo parvinho!? Estes gajos são assim tão estúpidos? Que parvoíce!
Parecem os Jeová! Sempre a impingir e a tentar "comprar" as pessoas para as suas ceitas satânicas...
E pela segunda versão, pelo simples facto de chamarem à atenção da violência, também são agredidas? E depois admiram-se que quando alguém está a ser assaltado na rua ninguém faça nada? Porquê!? Para quê?! Para serem agredidas também? Sim, porque um pai investe tempo e dinheiro para educar crianças e a torná-las cidadãos exemplo, pelo menos educados e respeitadores, para depois começarem a agredir e insultar, gozar e inferiorizar as outras pessoas?!?? Sim senhor... que rica educação que os colegas de turma do meu filho terão... sem dúvida! Vão ser a melhor companhia para ele!

Socializem! Isso... porque não? É importante para vocês sentirem-se parte de um grupo não é? Para poderem ter um grupo de "amigos" com quem falar e conversar, e talvez desabafar.... só porque.... partilham uma ideia? Uma experiência? E depois? À pois é... nós humanos nascemos com essa "capacidade" de nos juntarmos em alcateias só porque partilhamos um interesse. Socializar é bom... faz-nos sentir felizes. Faz-nos sentir completos e aconchegados. Porquê? Porque temos amigos que nos apoiam e gostam das mesmas coisas que nós, por isso é que estão no mesmo curso não é? Exacto... é isso. Porque falam das mesmas coisas que nos interessa... realmente são a nossa alma gémea não é? Um gajo todo bom, uma gaja toda boa... és a futura mãe dos meus filhos, és o futuro pai os meus filhos... sim... é isso mesmo.
És o meu melhor amigo, és a minha melhor amiga! E que continuem a amar-se por muitos anos!! Não é tão bonito? Eu não acho...

Sim, porque eu ando carregado de amigos! Porque eu farto-me de conversar e de socializar com toda gente! Sim... eu realmente preciso mesmo de socializar porque não consigo enfrentar os meus problemas por mim e sozinho... é isso. Preciso de me rodear de amigos, de falsa felicidade e de socializar para me sentir aconchegado e protegido por pessoas que num momento são os meus melhores amigos e depois já mandam em mim à força toda... eu gosto muito! Eu não...
Preciso de ser praxado porque não tenho amigos... e sinto-me muito triste... sim, porque os anos todos que gozaram comigo foram os melhores da minha vida, e eu quero passar por isso tudo outra vez porque tenho saudades! É isso!! É não é? Eu não acho... Porque eu sou masoquista e gosto de ser gozado... de sofrer e de ser mandado. Gosto que mandem em mim... é tão bonito! Vocês não acham? Eu não... E como eu tenho problemas em fazer amigos, ser praxado e gozado, ajuda-me a crescer enquanto individuo e a preparar-me para o futuro... socializar é sem dúvida uma coisa importante, então quando sou praxado farto-me de rir e brincar com os meus colegas... uma coisa que eu gosto é de comer ranho à colherada só porque me obrigam... sabe mesmo bem! E ser recebido aos gritos? UI!! É o melhor momento do meu dia depois de acordar engripado e com dor de cabeça ou mal disposto e humorado.... é mesmo muito bom! Vocês não acham? Eu não... outra coisa que também adoro!! É incutirem-me o medo e a disciplina, enquanto partilham as ideias de que somos todos iguais... todos temos direitos e deveres. Alguns parecem ter mais do que outros... mas eu gosto. Faz-me sentir parte de um grupo que me Compreende Completamente! A vocês não? Eu não acho...
Eu não gosto nada de andar sozinho e de ter poucos amigos.... não gosto de ficar calado a pensar nas minhas coisas sozinho e naquilo que me preocupa... não gosto de ser o único pobre e não pertencer ao mesmo grupo que não tem um iPhone ou um iPad... Sim... porque eu não posso ser amigo dos que o têm porque sou inferior. Mas somos todos iguais! Vocês não acham? Eu não... Porque eu adoro ter o melhor portátil no mercado e discutir marcas... Socializar é sem dúvida muito interessante... tem-se umas conversas espectaculares, então com pessoas que eu considero minhas amigas! UI! É a cereja em cima do bolo.
Porque eu não gosto nada de ficar no corredor sozinho e não falar para ninguém, incomoda-me não ter um amigo com quem conversar nos tempos mortos... CREDO! Só de pensar... E também adoro ser gozado quando estou no corredor, é a melhor coisa que me podem fazer antes de entrar na sala de aula... principalmente quando pensam que eu não estou a ouvir! Ai... são tão meus amigos... preocupam-se mesmo comigo! Tenho uns amigos espectaculares! Então quando me olham com aquele olhar de quem fica fascinado com o meu cabelo... UI!! Até me derreto de tanta felicidade que sinto... Vocês não sentem? Eu não... E quando tenho amigos que têm um monte de gajas que conheceram na praxe por serem "doutores"? Fico completamente entusiasmado em ser amigo delas... talvez um dia namore com uma se tiver sorte... Vocês não? Eu não acho...
E também não gosto nada ser posto de parte, por isso é que vou para as praxes, vou só para ver como é, independentemente de ter sido muito gozado grande parte da minha vida, mas vou só para ver como é, depois se quiser desistir não posso mas não há problema que eu estou habituado a que mandem em mim e nas minhas opiniões... e como não gosto ser posto de parte e de me sentir sozinho no mundo, com 1 ou 2 amigos "verdadeiros" socializo e sou praxado só para não sentir-me abandonado... Vocês não acham? Eu não... E como eu até gosto de andar igual a tantos outros... compro o "traje", porque também é uma maneira de pertencer a um grupo... já que nunca pertenci a um... Não acham? Eu não...
Adoro tanto pertencer a um grupo, socializar, ter amigos e vestir-me à parvo... Vocês não? Igualdade para todos! Mas só os ricos é que podem ter o que apenas muitos sonham, não é? Eu acho.
Educação acima de tudo! Igualdade e Direitos acima de tudo! Liberdade e Dignidade para todos! Não é? Eu não vejo disso em lado nenhum...
E quando estou triste posso ter alguém com quem conversar, ou quando tenho problemas financeiros, posso sempre pedir-lhes ajuda... Quando tenho problemas em casa... UI! Até sorrio, porque sei que eles podem fazer muita coisa sobre isso, e não apenas dar a opinião deles... Vocês Não acham? Eu não...
Vocês não conhecem o mundo de ser caloiro e doutor... nem sonham! É muito fixe! Gozam convosco mas depois vocês também podem gozar com os mais novos que entram... é mesmo Fixe! Vocês não acham? Eu não... E saber que sou aceite se for praxado? Pelo menos sei que não vou andar sozinho na escola...
Não gosto nada de ser um incompreendido, gosto muito de ter amigos junto de mim com quem posso conversar sobre o que gosto... Vocês não acham? Eu não...
Outra coisa que eu adoro muito... é ter namorada e andar a beijar as outras raparigas só porque me mandam... adoro beijar outras gajas que não a minha! Sonho realizado sem dúvida! Vocês não acham? Eu não... ou de se ajoelharem à minha frente e imaginá-las a chuparem-mo... Sem dúvida uma imagem fantástica para relembrar quando fizer com a minha namorada... Vocês não acham? Eu não...
Adoro mesmo a praxe, socializar para não me sentir posto de lado, e pertencer a um grupo de amigos... é mesmo bom... Vocês não acham? Eu não.

"Se às pessoas falta educação não é a praxe que a dá. Todos os anos apelamos à moderação e dizemos-lhes que a praxe é para as pessoas se divertirem, e não para extravasar frustrações pessoais."

Eu adoro este nosso portugal! Sem dúvida! Vocês não?

"Como fenómeno social, a praxe é simplesmente um meio de auto-reprodução das elites. É um mecanismo altamente eficiente que transforma potenciais desordeiros, potenciais espíritos críticos e inquietos em espíritos moles que aceitam tudo o que lhes é imposto. Na academia como na sociedade, o “governo” é deixado a um conjunto de cidadãos oportunistas enquanto as massas são incitadas ao circo do divertimento ignorante e infértil. E não digam que só é praxado quem quer. O leque de opções é restringido de tal forma que o medo de quem está, pela primeira vez, longe do seu meio, acaba por levar a melhor. A partir daí, os caloiros gostam. Claro que gostam. Não chegaram a conhecer mais nada. Não chegaram a ter quem lhes aconselhasse um bom livro. Quem lhes mostrasse um monumento ou um museu. Quem lhes falasse do interesse da cultura. Não chegaram a perceber que sair à noite tem mais piada quando nos lembramos no dia seguinte daquilo que fizemos."
Fonte: Da Praxe.. (Texto)

"No fundo, acho que a conversa do “algo muito maior que nós” e da “tradição” tem muito peso e acaba por convencer muitos caloiros de que se trata de um sacrificio nobre e que os faz crescer."

"Também é igual em todo o lado que não é apontada pistola nenhuma a ninguém para beber, mas é igual em todo o lado que uma pessoa, não sendo obrigada a beber, sente que deve beber. Quando nos morangos com açucar todos faziam parkour também nenhum adolescente era obrigado a fazê-lo, mas houve quem tivesse acidentes graves por causa da brincadeira. Quer saber porquê?Porque os McA transmitem um modo de vida, uma ideologia, um ethos se quiser, e influenciam a sociedade a partir daí."

"” Os praxantes têm como um dos objectivos (entre muitos) pôr à prova e ver os limites de cada um” – Pois, é uma espécie de tropa. Com hierarquias e tudo. Que pena eu não ter ido à praxe, senão hoje já conhecia melhor os meus limites. Saberia quantos shots posso beber até ficar em coma alcoólico. Saberia quantas flexões consigo fazer até ficar com lesões nos braços. Saberia quanto tempo posso rastejar até ficar com os joelhos em sangue. Sobretudo, saberia até onde conseguiria aguentar ser humilhado publicamente. Tudo coisas extremamente úteis, indispensáveis até, para a vida em sociedade. Pois, claro."
Fonte: Da Praxe..

Leiam os textos dos links, e puxem pela cabeça.

Outros Links: 

8 comentários:

  1. Adoro caricaturas.
    E essa foto sem dúvida dava um belo “motivo” para a elaboração de uma.
    A única coisa que não era preciso retratar era sem dúvida o “exagero” e dar a “tal” forma caricata, porque isso já ela é. Pena ser uma caricatura, sem o mínimo sentido de humor.
    Mas está claro que essas “personagens” que deram vida ao “motivo” adoram esse sentido humorístico.
    Enfim, gostos não se discutem e a representação sexual patente é um bom “quadro alegórico”.

    Quanto ao resto, sim tenho algum conhecimento de casos menos felizes.
    Os poucos casos felizes que tenho conhecimento, é de serem os próprios caloiros a unirem-se e tentar enfrentar esta “horda” de senhores(as) mais velhos, mais crescidos, mais sabidos da vida em que tudo se resume a quê mesmo? Ah sim a passear os livros e a dificultar a vida dos “saídos do buraco”.

    Sou a favor da praxe mas de uma praxe respeitosa, com diversão e com verdadeiro sentido humorístico e NÃO como o “quadro alegórico” mencionado.
    Se são felizes com o mal dos outros, em espezinhar os outros…então sinceramente não sabem viver, não se conhecem, e nem se preocupam em faze-lo porque são todos, uma fotocópia uns dos outros. Podem não ser no início mas no fim de 3 anos são caras chapadas uns dos outros e com o mesmo pensamento e com uma personalidade uniforme.

    A ingressão ao ensino universitário é importante, realmente ajuda o desenvolvimento das capacidades, mas está em cada um escolher o melhor caminho, quiçá o da boa educação.
    Fico feliz que no meio de tanta “criancice” haja uns poucos que crescem, quiçá, com alguma diversão no meio de tanto estudo e que consigam desempenhar um bom papel na vida de trabalhador.

    Existem senhores/doutores que são horrendos como pessoas e não sabem desempenhar o seu papel…mas também existem pessoas humildes que apesar de não terem o “Dr.” atrás do nome que são grandes senhores(as) e ninguém lhes dá valor, mas essas têm na realidade o valor todo e são merecedoras.

    Certamente quem ler, o teu texto e o meu comentário, e for universitário vai ficar “fulo” da vida, não é para menos. Mas se tiverem um bocadinho de consciência irão perceber este lado aqui descrito, porque realmente à cenas muito lamentáveis de se ver. Acredito, ou quero acreditar que existe realmente bons momentos e que nem sempre é assim tão negro.

    Achei o teu texto bastante forte, bastante directo. Mas no fundo enfrentas, tens coragem, tens voz, tens consciência.
    No total tens muito mais…muito mais do que um desses grupos que se juntam sem ter autonomia, sem ter voz, sem se conhecer.

    Bj
    ****Lia

    ResponderEliminar
  2. Eu também acredito, e como tu dizes e bem, também quero acreditar que os há. Que realmente uma pessoa pode conhecer pessoas fantásticas e conviver esta parte importante da nossa vida. Mas existem maneiras de se conhecer, e existem vários tipos de "amigos" e de pessoas. O que significa que lá por ser amigo de um ou outro doutor me dá a oportunidade de dizer que somos grandes amigos e que nos damos muito bem.

    Também quero acreditar que existe um lado "bonito" na praxe, mas nunca o vi.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha escrito um texto como resposta, mas sem querer, ao clicar não sei onde perdi-o. Portanto vou tentar reproduzir mais ou menos o que lá tinha.


    "Também quero acreditar que existe um lado "bonito" na praxe, mas nunca o vi."
    Eu vi-o, senti-o, e posso-te dizer que existe.
    A Praxe, a verdadeira Praxe, feita por pessoas com bom senso e bem intencionadas é toda ela bonita, e porquê??
    Porque o objectivo da Praxe não é só integrar. O objectivo da Praxe é fazer com que tenhamos orgulho do nosso curso, da nossa universidade, da nossa cidade em que estamos. e SOBRETUDO baixar a crista a muitos meninos que vêm com a mania do secundário, a pensar que mandam nisto tudo só porque têm 18 anos.

    Tudo aquilo que tens no teu texto, desde a imagem, ao resto, NÃO É PRAXE. repito: NÃO É PRAXE. É estupidez, abuso, chama-lhe o que quiseres.Tudo menos Praxe.

    Há abusos, e haverá sempre parvalhões que não respeitam o código e sujam o nome da Praxe. isso haverá sempre, é um facto. O que deixa muita pena.

    Mas não podes generalizar, e chamar a isso Praxe, porque não é. Chama-lhe outra coisa qualquer.

    Falo por mim. NO meu curso, criaram-se laços, amizades, entreajuda GRAÇAS à Praxe. Porque nos respeitamos uns aos outros, e porque nos divertimos imenso!!!Ninguém subjuga ninguém. e ao contrário do que disseste, ninguém se sente obrigado a beber. LOL. eu sou caloira e nunca bebi na minha vida. excluem ou gozam comigo por isso? obviamente que não.

    EU vi caloiros/as de rastos quando saiu o Decreto. e Porque???Porque um curso que segue e honra o Código Da Praxe não merece pagar pelos erros de um estúpido qualquer que provavelmente nunca lhe pôs os olhos em cima. Mas ainda bem que isto aconteceu, assim vai haver muito mais gente que pára para pensar antes de praxar mal.

    Lógico que, se nunca estiveste na Praxe, e não houve ninguém como deve de ser que vos passou a mensagem como ela deve ser passada, que passas a odiar a praxe quando ves coisas parvas a acontecer. Mas repito: isso NÃO É PRAXE de todo.
    Como cabeça em cima dos ombros que tens, decerto que sabes que o que referiste não é absoluto nem para todas as universidades nem para todos os cursos.

    Não podes generalizar e muito menos chamar àquilo que vês Praxe. A verdadeira praxe não é isso.

    Há pessoas boas e pessoas más em todo lado, e haverá sempre boa praxe e má praxe, é um facto. É como tudo.
    Mas isso não nos dá o direito de generalizar, muito menos quando não temos conhecimento das duas faces da moeda.
    Eu defendo a Praxe porque a Praxe que tive foi uma óptima experiência, onde gente como deve ser soube passar a mensagem, e fazer me sentir o que é o Espírito Académico. e tenho muita pena mesmo daqueles que nunca sentiram nem vão sentir isto.
    Não defendo abusos nem parvalhões que abusam da situação e que nem sabem sequer o que é Praxe.

    ResponderEliminar
  4. Eu não preciso da praxe, nem de ser praxado.
    Não sem de onde vem essa "teoria" de que todos devem ir à praxe uma vez na vida... porque é a mesma coisa que pedirem a um vegetariano ir experimentar um MacDonalds.

    Se eu não quero, se eu não preciso disso, não vou.
    Não tenho necessidade, não tenho desejo nem interesse, tu tens? Ainda bem para ti.

    Falo do que vejo, e sabes muito bem que generalizo, porque é assim em todo o lado, sei perfeitamente que existem pessoas boas e pessoas más.

    Existe um "a verdadeira ideia não é essa". Cada um tem a sua, a maneira como tu interpretas, vês e sentes um filme, ou um livro ou um música é diferente de pessoa para pessoa. E as pessoas gostam de formar grupos e grupinhos de volta de um "gosto disto" sem realmente se ligarem, e a praxe acaba por ser mais uma parte disso. São todos amigos, e ainda bem, mas apoiam uma ideia que não te permite crescer como cidadão, apenas como estudante. E os amigos que fazes dentre desse grupo, partilham uma ideia que é o curso, mas acredita, que nem todos têm o mesmo interesse. És amiga de 2 ou 3, e socializes com 20 ou 30. É um sentimento de falsa amizade e partilha de ideias que existe. É um ouvir e calar, basicamente. Porque és nova e não percebes muito sobre o assunto e ficas maravilhada com o que sabem... eu sei o que isso é.

    A praxe pode ser muito bem feita, muito "bonita" como tu dizes, mas não significa que possas a aprender alguma coisa para a tua vida civica.
    E se a praxe realmente é boa, é para "baixar a crista a muitos". Concordo contigo, mas não significa que te educa. Porque o choque que tu tens quando entras na universidade é o que te ensina a crescer e a ser "adulta". A praxe apenas facilita essa caminhada.

    E como eu gosto de enfrentar as coisas maioritariamente sozinho, por mim, e aprender com os meus erros, não "apoio" a praxe que vi, nem as ideologias que já li.

    Pode ser boa e fantástica, mas quem decide aquilo que quero e preciso para mim? Eu.

    ResponderEliminar
  5. Ninguém disse que tinhas de querer, ninguém disse que tinhas de experimentar.
    Mas se não foste, e se não experimentaste, não podes generalizar um lado que não conheces. Pois se não conheces, não podes dizer se contribui para o meu civismo ou nao, ou se me ajudou a crescer. Isso só EU é que sei; Nem muito menos chamar Praxe àquilo que viste. Porque como já disse n vezes, isso é tudo menos praxe. é abuso, e parvoíce, é estupidez.Aliás, segundo consta, o tal "rapaz" não estava no seu devido estado. ele tem mesmo problemas mentais, enfim.


    Eu tive a sorte de encontrar pessoas que honram a verdadeira Praxe. Foi graças a isso que ficamos a conhecer a história da Universidade e do curso, e que nos primeiros dias soube onde ir comer, onde me dirigir. E hoje conheço e dou-me bem com as pessoas, e nunca me sinto sozinha.Caso contrário não tinha a lata de me ir meter e de socializar com as pessoas que não conhecesse, e a Praxe ajudou imenso nesse sentido.Todos estávamos para o mesmo. Porque a Praxe não é mais do que umas brincadeiras em que TODA, mas mesmo TODA gente se diverte. Ninguém subjuga ninguém. Ninguém humilha ninguém, muito menos sexualmente, como tens na foto.

    Fazes muito bem em não apoiar a praxe que viste. até porque não conheço ninguém que apoie humilhação e opressão dessa forma.

    Ao menos que fique com a noção de que o que viste/vês não é Praxe de todo. Ao contrário do que pensas, ninguém se sente obrigado a ir á Praxe. do genero "se nao vais, és excluido." nada disso. nós temos gosto em estar na Praxe, porque entrámos naquilo que quisemos, e temos orgulho no curso.Ninguém nos obriga a fazer coisas de que não gostamos e ninguém se sente mal nem oprimido.
    Ao contrário do que afirmas, eu acho que a Praxe educa, e não é pouco. conheço muita gente que veio do secundário com a mania, do tipo "eh nao temos os pais, bora foder e beber, somos os reis desta merda."
    E a praxe é optima para tirar essa mania. Ali somos todos iguais, ninguém é superior a ninguém. E ensina-se respeito acima de tudo. Eles estão sempre a incidir no respeito quando falam connosco. No outro dia houve caloiros que foram chamados à atenção (através de uma conversa, e não de humilhaçoes estupidas, obvio) porque passavam pelos colegas(mais velhos ou nao) sem dizer um bom dia sequer. é este género de coisas que se ensina na Praxe, pelo menos na nossa.

    ResponderEliminar
  6. Entre ter entrado na brincadeira e divertir me, ficando a conhecer toda gente ou ter ficado no meu canto sem me dar com ninguem e dar numa de anti-social, preferi a primeira e não estou arrependida de todo.

    ResponderEliminar
  7. "Ninguém disse que tinhas de querer, ninguém disse que tinhas de experimentar.
    Mas se não foste, e se não experimentaste, não podes generalizar um lado que não conheces."

    Eu nunca li a biblia, e posso dizer que não acredito em deus por um numero infindável de razões.

    Se a "tua" praxe foi melhor do que aquela que vi e testemunho no ISEC, não sei porque nunca a vi, e nunca me deixas-te ver-te a ser praxada. Por isso generalizo.

    Eu só digo comprimento colegas e professores que conheço, quem não conheço não comprimento. Não sou obrigado a ser educado a quem não devo "respeito". Não sou mal educado para funcionários e professores, aos alunos... é outra história, porque é cada um por si.
    Não há lugares escolhidos, cada um senta-se onde conseguir. É evidentemente cada um por si.

    Não sei como é na tua escola, mas sei como é na minha.
    Só se partilha dentro de um grupo restricto de amigos. Nunca vi doutores partilharem o que quer que fosse com caloiros, fossem ou não à praxe.

    Parece que quem é praxado recebe "melhores tratamentos" do que quem não é ou não aceita. Que bom...
    Tenho amigos que foram praxados e que não foram praxados e dou-me bem com eles. Não sou menos ou mais. Apoio-os, dou a minha ajuda e pessoa a alunos mais velhos, que realmente se empenham e não têm medo em partilhar, porque aquilo que vejo lá, no isec pelo menos, é só gente com o rei na barriga, cheios de amigos. Já não são caloiros e já lá andam à anos para fazer determinada cadeira. Nunca os vi apoiar caloiros, ou a prestar ajuda. EU nunca vi. Uma vez até gozaram. Uma vez até se cagaram para a folha de assinaturas. Outros vão 15 minutos e vêm-se embora.

    Sim, como dizes, aquilo que vi e vejo no ISEC, não é propriamente "praxe". E ainda bem que não fui. Porque como contei no outro texto, fizeram andar um gajo de joelhos até ficar com as calças rasgadas... Fazem os caloiros entrar 5 minutos atrasados, ou fazem-nos cantar alto e bom som para todo o complexo ouvir, quando o que quer é estudar. E depois ainda entram com 20 a 30 minutos de atraso...

    Não tenho uma boa imagem da praxe, não do que vi.

    ResponderEliminar
  8. No caso dessse caloiro estavamos a falar de pessoas que se conheciam, e que se viam todos os dias. Trata-se de boa educação.
    Então pronto. fala do que ves, e da tua escola. e não generalizes para toda gente. Já se percebeu que não tens uma boa imagem. Acho que és inteligente ao ponto de saber que o facto de teres visto coisas más nao significa que seja assim em todo lado. Estou te eu a dizer que NÃO é. se não acreditas é outra coisa.
    Não tens uma boa imagem da praxe que viste. se eu a tivesse visto certamente tambem nao teria.lol

    ResponderEliminar