domingo, 29 de julho de 2012

A diversidade humana...


Bem, em primeiro lugar o titulo não era suposto ser "A diversidade humana" mas sim "A diversidade animal", mas percebi que com este ultimo nome ninguém se iria interessar em ler. Se é que na verdade alguém se interessa. Tal como já referi noutros textos, isto não é para vocês, é para mim e quem quiser aprender ou reflectir sobre as coisas que eu aqui exponho de outra maneira e perspectiva diferente.

Todos sabem, ou já ouviram falar, da diversidade animal. Não só numa diversidade de vida, répteis, mamíferos, insectos, vertebrados (peixes), mas também a função que cada existe dentro de cada espécie. Se falarmos em Abelhas ou Formigas, conhecem-se funções tais como: soldados, rainhas, operárias, entre outras.
Nos mamíferos, acontece +/- o mesmo mas de maneira diferente, todos ajudam. Os machos desempenham o papel deles e as fêmeas a mesma coisa, mas quando se trata de vigiar, caçar, cuidar, ensinar e educar, quase todos têm assumem esse papel. Se pensarmos nas Suricatas, em que o nosso sistema social evoluiu do deles, reparamos que todos podem assumir tarefas diferentes ao longo do dia. Tanto podem estar de vigia naquele momento, como podem ir caçar, guardar as crianças ou escavar uma toca.
O mesmo acontece com os humanos.

Todos assumimos uma tarefa, uma "especialização", uma profissão. Trabalhamos e estudamos para assumir essa tarefa. Especializámo-nos em criar algo que ajude um conjunto de outras pessoas e como recompensa receber dinheiro por isso.
Porém, acontece algo ainda mais interessante que nem todos se apercebem. A própria mentalidade humana tem a tendência em se juntar a outro tipo de mentalidade. O que quero dizer com isto? Bem, vou tentar explicar. De uma amiga ouvi dizer que as raparigas novas procuram um macho, um homem dominante, alguém forte. E que os homens procuram uma rapariga nova que podem proteger. Pessoalmente não gosto, não apoio nem é a minha ideia ou vontade como "macho". "A selecção sexual..."
A única estatística que conheço que me ajuda a comprovar de que certas especialidades se juntam com outras especialidades, é um post que vi num site de humor brasileiro, "Casamento perfeito", em que os Engenheiros Informáticos se juntavam a Psicólogas, ou Psicólogos se juntam com Engenheiras Informáticas.  Estatisticamente, no site, isso está comprovado, o que me leva a afirmar que acontece com outras "profissões", neste caso, especialidades.

Mesmo não falando desta estatística, todos sabemos que o ser humano é o único animal do mundo, obviamente devido à sua grande capacidade cerebral, que possui o maior numero de tarefas. As chamadas profissões como falei atrás, explica que ao longo dos tempos fomos criando soluções aos problemas que encontramos na nossa sociedade. Se juntarmos um conjunto enorme de animais num único local, o mais provável é não "evoluírem" de forma ordeira ou se quer evoluir. Falei atrás da nossa capacidade única e extraordinária de olhar para um objecto ou até mesmo de o criar e durante o seu período de utilização aperfeiçoamo-lo. "O que faz dos humanos, humanos?"
É essa a razão de termos uma vasta diversidade de tarefas; Porém, com a sociedade que existe hoje em dia, essa diversidade começa-se a centrar em especialidades mais "atraentes" psicologicamente.
Segundo Ken Robinson, que já participou em TEDTalk, a nossa sociedade tem-se concentrado nas linguas, matemática, enquanto arte e musica estão no fundo da pirâmide. "Ken Robinson says schools kill creativity"
Diz ainda que daqui por uns anos, teremos mais formados do que em toda a história da humanidade, e a única função que as universidades têm, é criar pessoas para darem aulas. Não criam profissionais, criam repetidores. A meu ver. Por isso, a diversidade humana é cada vez menos valorizada. Algo incrivelmente valorizado hoje em dia, é estudar algo numa universidade que tenha saída no mercado. Não é estudar algo que se goste, é estudar algo que tenha saída. É por isso que existem médicos tão frios nos nossos hospitais. Especialistas que não sabem ser parte de uma sociedade. De pessoas infelizes com o curso que tiraram ou com a profissão que seguiram só porque lhes garantia dinheiro. É por isso que grande parte da população portuguesa espera pelo fim-de-semana, para escapar ao inferno que é o seu trabalho, um trabalho que não escolheram por vontade mas por dinheiro. Sei que hoje em dia todos tentam arranjar qualquer coisa, mas  falo dos "profissionais" no activo há já vários anos.
Pensem nos professores. Quantos professores interessantes, motivadores e que explicava bem a matéria conheceram? Um? Dois? Mas nós não temos só um ou dois professores, temos 8 ou 9! Professores que nos tratam mal, que não incentivam, que nos obrigam a decorar e a fazer trabalhos que só queremos deitar pela janela. Esses, não são professores, são pessoas que se especializaram numa área à procura única e exclusivamente numa coisa, dinheiro! E existe esse tipo de gente em todo o lado. Por muito difícil que pareça.

É importante haver diversidade de talentos, é fundamental abrir-lhes os horizontes. Se todos fossemos para médicos, não haveria casas, se todos fossemos para economia, informática, gestão empresarial, psicologia, contabilistas ou advocacia, não haveria músicos, dançarinos, escritores, não haveria filmes, realizadores, editores de imagem, de som, fotógrafos, cientistas, físicos, biólogos, e os edifícios antigos não ficariam de pé, se não houvessem , não compreenderíamos a nossa história sem os historiadores. Não haveria pratos onde comer ou fazer o comer, se não existissem escultores, não haveria colheres, facas, nem revistas... não haveria roupa diferente sem designers de roupa.

"Hoje em dia, não haveria fraldas descartáveis se não tivéssemos ido ao espaço. Não haveria telefones sem satélites.

É importante haver diversidade. É importante dar às nossas crianças a melhor educação e também prepará-las para a o "mundo lá fora". Mostrares-lhes de que podem seguir o sonho delas sem se sentirem pressionas por barreiras ou medos."
Fonte: "Crianças sem sonhos..."

Algo fundamental que devemos ensinar aos nossos filhos, é a de que podem ser o que quiserem, ganhem muito ou pouco, haverá sempre algo que podem fazer. Tal como disse Miguel Gonçalves em "TEDxO'Porto 2012 - Miguel Gonçalves":

"Da próxima vez que os vosso filhos chegarem a casa a dizer que querem criar o Twitter 3.0, não se riam deles! Perguntem-lhes o que é que eles precisam!"
"Da próxima vez que o miúdo chegar a casa a dizer que quer ser o melhor aluno da turma, não se riam dele! Porque é a pior coisa que podem fazer! Empurrem-nos para a frente! Porque querer ser o melhor do mundo, é bom! E as pessoas que querem ser as melhores, não deviam ter a mania, deviam ser aplaudidas. Porque é preferivel querer ser o melhor e não conseguir, do que ser morno a vida toda!"

Com a mentalidade que existe em portugal, uma mentalidade de velhos num país que quer evoluir tecnologicamente. Num país de velhos num país que quer evoluir social e culturalmente, para além de querer poder ter outras visões e partilhá-las. Sim, realmente é difícil seguir uma funcionalidade, tarefa de sonho num país como este, onde a primeira coisa que se pensa é o dinheiro. Quando é para casar, os papás e os avós começam logo a pensar no carro que o namorado ou a namorara tem, nas casas que os pais dela tem, se têm dinheiro, se têm terreno, se têm quintas, casas de férias, cavalos, empresas. Deixamos de viver de uma forma natural, de uma forma instintiva, para viver de uma forma destrutiva para a humanidade. Pessoas são a pior evolução que o humano tomou. Para além dos grupos "sociais" que existem, dos burros e dos inteligentes, são o esgoto, são o esterco. Poluem o mundo cientifico e inteligente, da mesma maneira que os religiosos o fazem. A diversidade humana, tem realmente coisas muito boas, mas a sociedade só se interessa pelo que é modelável, no que podem tornar em moda, de controlar, de vender. E é triste ver um planeta com incríveis seres humanos, ser destruído e poluído como tem acontecido.
A diversidade humana perde o valor nas tarefas que realmente importam. Se algo não tem saída, cortamos o cordão umbilical e atiramos os formados e especializados para o rio, de perna atada a uma pedra pesada para que morram sufocados pela impossibilidade de não arranjar emprego. Mas o mais interessante é que as universidades que fornecem cursos já sem saída, continuam de portas e vagas abertas! Obviamente porquê? Porque sabem que pode sair de 80 alunos um aluno muito bom, que irá conseguir emprego. Mas todos são bons! O que um não tem, o outro pode ter às carradas! E o ser humano não trabalha melhor sozinho, trabalha em conjunto! É por isso que precisamos de pessoas qualificadas noutras áreas para manter uma pequena loja ou um escritório a funcionar. Mesmo um laboratório. Nada se vai limpar sozinho! Os canos rotos não se trocam sozinhos. As cadeiras não se montam sozinhas, nem as prateleiras, ou uma casa.
É mau ir para pedreiro? É, é um trabalho que requer muita força física, mas não significa que seja um trabalho mau, porque até é mais bem pago que um professor. E quem limpa sanitas ou varre o lixo na rua, devia ser desvalorizado pelo que faz. Sem essas pessoas, estaríamos rodeados de ratos, doenças, lixo, infecções e de ar venenoso.

A diversidade humana é importante para manter o mundo a funcionar correctamente e de forma saudável. Pois da mesma maneira que existem várias espécies no mundo que têm uma função diferente, instintiva e naturalmente enraizada no seu corpo e mente, são importantes para todo o eco-sistema que vive e respira de parasitas, presas e predadores. Mesmo as plantas têm funcionalidades diferentes, mesmo nós não nos apercebendo-nos disso.
Não é uma evolução que surge pura e unicamente para satisfazer as nossas necessidades. E quando falo em evolução falo em adaptação, que foi essa a razão principal da evolução em primeiro lugar.
Existe um diversidade de funcionalidades entre animais, pois todos agem sobre um único solo, e diversidade de tarefas. Tanto existem abutres que são necessários ao meio-ambiente, pois sem eles no mapa das espécies, e uma pequena área poderia tornar-se mortal. Não têm mais nenhuma funcionalidade, mesmo socialmente, para além dessa. Só fazem isso e nada mais. Mas depois temos as Suricatas que podem assumir vários papeis na sua "comunidade", no grupo ao qual pertencem.
Algo que nos diferencia destes pequenos mamíferos, é a nossa capacidade de criar "profissões", tarefas que nos ajudam a evoluir psicologicamente. Como é o caso de estudar as estrelas e o universo com a ajuda da matemática e filosofia. Criámos áreas que nos ajudaram intelectualmente a crescer, a ver o mundo e tudo o que nos rodeia de uma forma muita mais detalhada e pormenorizada. Não nos cingimos só às tarefas básicas do ser-se professor, curandeiro, agricultor, guerreiro e rei.

Quanto mais evoluímos, mais especialidades tenderemos em criar. Mas serão valorizadas com tempo?
Pensem um pouco... de que precisam os leões de se preocupar com o lixo que fazem, se não usam plástico nem outro tipo de materiais? Tudo o que usam, falando agora do macacos, são paus e pedras, e isso já existia na natureza.
Deixem uma criança crescer, vejam-na crescer, e verão que irá tentar arranjar soluções para os mais variados problemas. Irá perceber com o tempo de que se não tem um terreno para fazer crescer alface, terá de ir ao supermercado ou à vizinha comprar ou pedir. Que se não tiver ovelhas, terá de ir às lojas comprar lã. Se não souber cozer, terá de pedir a uma costureira (penso que é este o nome), ou ir a uma loja de roupa comprar uma camisola já feita. Mas o ser humano não é o único com a capacidade de tentar resolver problemas, os macacos também o são, ou os polvos, e até os golfinhos, ou as baleias. Mesmo as técnicas de caça dos leões são soluções a problemas que encontraram durante a sua evolução.
à milhares de anos corríamos com pedras e paus na mão, hoje já nos basta uma espingarda e uma boa pontaria para ter o comer no prato sem grandes correrias.

--------------------
http://www.ted.com/talks/elizabeth_gilbert_on_genius.html http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html http://www.ted.com/talks/janet_echelman.html http://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_bring_on_the_revolution.html

Sem comentários:

Enviar um comentário