quinta-feira, 16 de abril de 2015

Adoro ouvir-te, ver-te e cheirar-te... [34]


[1] | [2] | [3] | [4] | [5] | [6] | [7] | [8] | [9] | [10] | [11] | [12] | [13] | [14] | [15] | [16] | [17] | [18] | [19] | [20] | [21] | [22] | [23] | [24] | [25] | [26] | [27] | [28] | [29] | [30] | [31] | [32]
Adoro ouvir-te, ver-te e cheirar-te... [33]


Ao centro, do lado direito, sentava-se ela sozinha, dentro de uma caixa de vidro com algumas faixas de vidro "picado" ornamentando e tornando ligeiramente mais privado o seu escritório. Duas janelas rectangulares iluminavam a sua secretária e aqueciam-lhe as costas. Bastaria carregar num botão e teria as persianas a cair-lhe aos pés.
Observado por todos aqueles jovens, avancei com uma mão no bolso, destemido, de peito aberto e costas largas. Ela, tão concentrada no seu computador, mal reparara em mim, não fosse uma sombra despertar-lhe a atenção do olhar. Viu-me, ainda sem me conhecer, e moveu a cabeça para que os seus olhos se erguessem ligeiramente numa das faixas e sentiu um pequeníssimo toque estranho na barriga. Guiei-me até à porta, onde testemunhei a grossura dupla do vidro. O som ambiente era impenetrável mas também incapaz de sair. É este o teu centro? O teu trabalho?
Observei um largo sorriso renascer a tua alma, a boa disposição, e encheste-me de vontades. Abriste-me a porta e sem reparar que todos os teus pupilos nos observavam atentamente, deste-me dois beijos na cara, admirando-me de alto a baixo.
-- Para mim? -- aceitaste, segurando o saco preto, brilhante, que conhecias de cor das lojas de luxo.
Fizeste-me entrar. Bloqueaste os olhares curiosos com as persianas e encontraste a Madalena junto á porta de entrada. Mantiveste um olhar de conquistadora à medida que as persianas te escondiam e me encurralavam. Sentado sobre a secretária, de mãos em apoio, à espera que as tuas deliciosas mãos desflorassem o saco e rasgassem o presente enlaçado, senti a gula devorar-me por dentro, num desejo louco de te violar em frente de todos! Debruçaste-te sobre as alças de papel, afastando ligeiramente a folha prateada que embelezava a surpresa e partilhaste o sorriso mais largo e delicioso que me lembre de te ver no rosto. Sentia as hormonas dançarem em volta do teu corpo, do teu peito, da tua anca e agarrem-me pela gravata, pelo nariz, pelas virilhas... Era de mim, ou parecia que te tinhas tornado num anjo e eu num narcisista da tua imagem? Estavas radiante, completa, apaixonada. Todo o teu corpo vibrava em orgasmos.
Introduziste os dedos na escuridão e dedilhaste-a, sentindo um toque de veludo. Depois do laço te deslizar pela pele, namoraste as letras estampadas a ouro: "Larsson & Jennings". Estavas emocionada. Comovida com tamanha e indescritível surpresa. Beijaste-me com a força da euforia. Senti os teus lábios e a alegria energética fazer saltitar o teu corpo sobre o meu num abraço apertado.


terça-feira, 14 de abril de 2015

A rapariga que cheirava a pão quente... [2]

O sol voltava a espreitar entre o nevoeiro derrotado pelo vento enquanto devorava o primeiro pão e metade do copo de sumo. À sua frente sentava-se o avô com um voraz apetite por geleias trincando lentamente o pão quente e caseiro cujo cheiro se entranharia na camisola que mais tarde o ajudaria a adormecer no sofá velho em frente à lareira. Penduravam-se na parede pequenas molduras carregadas de memórias e de um pó que fazia parte da história de toda aquela casa, daquela divisão. Pessoas defuntas, filhos emigrados e acontecimentos já esquecidos.
Com as energias recarregadas, calçou as botas de borracha e correu atrás da avó que carregava um pote com comer para os patos e as galinhas. As vozes dos animais mordiam-lhe o peito. Chamavam-na, inquietos, por um pequeno almoço de legumes e vegetais. Já não ficava a olhar de longe, aproximava-se com firmeza daquelas criaturas à solta e atirava um punhado de alimento ao ar,  uma e outra vez, semeando com um pouco mais de destreza que a sua avó, que já curvada sentia dificuldades em fazer tarefa tão fácil.
-- Trás-me seis ovos Sofia. -- apontou a avó para a gaiola das galinhas. A neta entrou devagar, afastando com o pé alguns pintainhos do caminho e procurou no largo ninho. Ao sair, trazia na mão quatro ovos ainda quentes. A tonalidade rosa em contraste com a sua palma da mão e o peso em forma de pêra que quase lhe escapava pela ponta dos dedos fizeram-na bater ligeiramente com a cabeça ao sair do hotel empalhado. De balde numa mão e os ovos noutra, juntou os nós e colocou cada um deles com cuidado no fundo do balde.
A sua avó, sem mais nada a fazer por ali e depois de dar água ao porco, voltou para casa, deixando a neta para trás, que se admirava com o bicar dos patos sobre o milho. Foi seguida durante alguns metros até que os passos se tornaram numa pequena corrida que nenhum dos coelhos se dignou a igualar. Os olhos negros e pequenos, de dentes pequeninos sobre alguns pequenos pedaços de cenoura, observavam-na correr de sorriso gentil no rosto e com os cabelos ao vento, num movimento físico que os deixava hipnotizar. Saltava nas nuvens, assim lhes parecia.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Uma sombra cintilante de ódio abraçou o horizonte...



Foi num dia, quando o amor deixou de ser correspondido, todos os beijos e carinhos se transformaram em espinhos venenosos, que a morte se aproximou; Tocou-me nos cabelos compridos e deu-me a beber a solidão, a tristeza, o sofrimento e o frio que gelou o meu coração, a minha lingua e os meus olhos. Pouco tempo depois veio a depressão, como uma capa pesada sobre o meu corpo, que tirava pensamentos negativos das mangas e me enchia de dor o corpo pálido de vampiro que abominava a luz do dia, as conversas com os amigos e a ignorância de frases feitas.
Como é bom odiar os outros e desejar-lhes a morte!
Como é bom sentir o pânico da mente encurralada neste corpo em auto-destruição.
Como é bom saber que todos os dias te deitas sozinho, sabendo que és incapaz de amar alguém e em que começas a duvidar de que consegues de facto mostrar carinho por outro.
Como é bom ser olhado sem precisar de falar, sem precisar de sorrir, e ver na cara dos personagens da minha vida putrida e podre o sofrimento que vêem estampado no meu rosto, nos ombros caídos, derrotado e desistente.

Foi o tempo mais negro e obscuro que atravessei com a minha mente. Foram os anos mais longos de agonia profunda e de um prazer sublime que ninguém entendia. Foi o poço mais fundo que escavei e pelo qual me deixei engolir vezes e vezes sem conta.
Não há alegria que me igual o sofrimento.
Não há cores que me igualem as das paredes do buraco da morte.
Não há palavras, mas existem sonhos demoníacos!
Existem infernos que me conquistaram o espírito da alma moribunda e decadente onde me deixei decepar, rasgar e gritar pela angustia.
Existem horrores que me vergam as costas em cortes profundos que ninguém quer beijar, que ninguém quer ouvir.
Os outros sofrem de tristezas, de abandonos e infelicidades; Choram-nas, mas não lhe sabem dar valor. Acarinho a morte no meu colo. Afago as vestes com as minhas mãos trémulas de nervosismo e ansiedade e conto-lhes as amarguras e animosidades que vivo nos meus sonhos. As profundezas torcidas do meu peito, do meu Eu, de mim, contorcem-se com o respirar leve da criança nos braços. Sou pai do maior assassino da história! Pois todos os dias me mato e torturo em instrumentos e palavras de dor infinita.

À medida que a luz consome o meu corpo neste inferno de tortura, eu riu de mim mesmo.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que lhe dizias em cinco minutos? A morte...



Entrei no comboio, já atrasado e meio a correr, com os calores na cara e entrei na primeira carruagem da frente. Estava apinhado de gente! Aveiro tem destas coisas. Olhei para um lado e para o outro e percorri o corredor à minha esquerda, na esperança de encontrar uma lugar vazio e uma rapariga sozinha. Obviamente. Vi-a e aproveitei a oportunidade.

Chorava ao telemóvel sobre qualquer coisa. Cheguei a pensar que tinha acabado com o namorado, até que percebi metade da conversa e ouvi a palavra "morreu". Tinha morrido a mãe de uma amiga dela que vivia em Coimbra. Naquele exacto momento lembrei-me do livro "A Criança Perante a Morte dos Pais".
Senti-me impelido em lhe dizer alguma coisa, em pôr em prática o que tinha aprendido em papel e num encontro de psicologia sobre a natureza da morte. Não consegui falar. Afinal, ela não me conhecia de lado nenhum. Mesmo assim, achei que deveria dizer alguma coisa, mas não consegui falar, nem encontrar as palavras certas.
Nos 30 minutos que se seguiram, em que a olhava já mais descansada e sem o rosto vermelho da pena e da perda, tentava encontrar as palavras, o tom e os gestos que a pudessem acalmar e a ajudar neste situação tão difícil.


Foi então que a 5 minutos da minha paragem, que o meu cérebro começou a engendrar o que lhe dizer! Mas a coragem nunca chegou e acabei por descer do comboio a pensar que tinha perdido uma oportunidade única de ajudar alguém.
Pelo meio ainda trocámos olhares, ao deixar cair um caneta e ela me a apanhar com um ligeiro sorriso. Ficou vidrada por momentos a olhar para mim, que iria jurar ter-se passado quase 10 a olharmo-nos. Ao fim do dia, junto da amiga, acredito que tenha sido motivo de conversa. Afinal, não lhe disse nada, mas julgo ter servido como descompressão em algum momento durante o seu sofrimento.

A morte não é fácil. Sei que dói e que vai ser difícil. A tua amiga vai precisar de ti, de te abraçar, de te ver chorar e de te ouvir. Mas é importante que lhe dês tempo e espaço para digerir todo este processo de luto. Dá-lhe espaço para poder chorar sozinha, mas mantém-te perto o suficiente para ela te ver e saber que estás lá, por ela, que pode contar contigo e que não te esqueceste de que sofre. E dá-lhe tempo para chorar e gritar, ao seu ritmo, sem prazos. Vai precisar de expor a raiva e a injustiça. Caso não possas estar com ela todos os dias, pede a alguém que fique, que olhe pela sua segurança.
Antes de precisar de psicólogos e de comprimidos para a depressão, ela vai precisar acima de tudo, de tempo, de espaço, de atenção e reconforto. Estão ambas magoadas, mas também não te podes esquecer de ti.
Lembra-te: é importante que chores quando tiveres vontade de chorar. Que grites, quando sentires vontade de gritar. É importante lidares com tudo isto. Não atires para trás das costas, não tentes esquecer ou passar um pano quente por cima. Mais tarde ou mais cedo, rebentas e podes não conseguir recuperar. Fala, desabafa. Não falar sobre o assunto, só vai tornar tudo muito mais difícil de engolir. Não tenhas medo nem vergonha de chorar.

E tu, o que lhe dirias se tivesses apenas 5 minutos?

--------------------
[editado: 30/10/2015] Saving a people's Life - Preventing suicide