terça-feira, 1 de maio de 2012

A Natureza das cores...


Antes de poder sequer falar nas "cores", tenho de falar nos olhos.
O olho, "... é o órgão da visão dos animais, que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos.". É um dos órgãos mais complexo que existe em "todos" os animais.
Ainda que seja muito útil para ver a natureza que nos rodeia, existem alguns animais que dispensam de olhos. Como é o caso da Toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata).

Em Coimbra, em 2010 ou 2011, pude ver uma exibição sobre algumas espécies embalsamadas já extintas, experiências e utensílios usados no estudo de plantas, químicos, etc. Numa ultima sala, pude ver a evolução do olho, desde a sua origem até aos dias de hoje. Acho que não se podia fotografar, e também já andei à procura na internet de uma imagem fácil de interpretar como a que lá vi, mas não encontrei.

Os olhos, como referi acima, ajudam-nos a ver o mundo à nossa volta, porém existe uma parte importante. A cor!
Se todos vermos as coisas em tons cinzentos, não conseguimos distinguir frutos verdes dos maduros, ou os predadores escondidos no meio dos arbustos. Tudo seria estranhamente difícil de interpretar.

Para que serve então a cor?

Instinto animal
Distinguir objectos, animais no meio ambiente (predadores), camuflagem, aviso de perigo.

Marketing
Chamar a atenção através de cores fortes. Sinais de transito, semáforos, roupas, padrões. À uns anos li um estudo de que os seres humanos estavam a perder a capacidade de distinguir  as cores. A causa principal era o marketing por trás de todos os produtos, que usam cores fáceis de interpretar pelo cérebro. O que não estimula.

Alimentação
Distinguir frutos maduros dos verdes.  Distinguir arbustos venenosos dos não venenosos, da mesma maneira com os animais. Existem animais que usam camuflagem ou as mesmas cores que animais venenosos para não serem comidos.

Emoções
As cores causam várias emoções. Daí se usar Verde, Amarelo e Vermelho nos semáforos. Ou o rosa nas paredes das prisões para acalmar os reclusos.

Saúde
Conseguimos distinguir pessoas com falta de ar, pessoas com má alimentação através da cor pálida da pele.

Acasalamento
Existem aves que enfeitam o ninho com tons azuis. Saiu um estudo à uns meses (2011), de que as mulheres sentem-se mais atraídas por um homem de vermelho. A cor dos olhos, dos cabelos, dos lábios, das bochechas também são um papel importante neste acto.


Serve para algo mais, e até com bastante importância no mundo de hoje, quer para a área da alimentação e para o tratamento de águas. Permite medir o PH.

Para além de nos ter permitido (as cores), nos primórdios dos tempos, distinguir predadores e presas escondidos nos arbustos, também permitiu distinguir as cobras venenosas através do seu padrão de cores. Frutos venenosos, animais venenosos. A nossa própria capacidade de interpretar a natureza mudou a nossa mente. Mudou a nossa maneira de a compreender, de a ver, de a sentir. A quantidade de informação que atravessa os nossos olhos é incrível. É tanta, que nem o computador mais avançado de hoje teria capacidade em descascar, em compreender, em detalhar. Usamos software com reconhecimento de pessoas, objectos, de caras, scans de retina, mas em nada se compara à quantidade que o nosso olho + cérebro conseguem captar numa única imagem.

Pode-se dizer que foi foi um dos grandes impulsionadores (a visão das cores). Podemos não ter a melhor visão, mas como se sabe: Espécies diferentes, visões diferentes, capacidades cognitivas diferentes. Pois o facto de conseguirmos distinguir mais de 10 milhões de cores, permite-nos ver mais, conhecer mais do que existe à nossa volta. Se temos mais informações, é uma questão de tempo até a sabermos usar. É essa uma das razões de sermos um dos animais mais inteligentes e que evoluiu com mais capacidades do que muitas outras criaturas. Contudo, existem animais com uma visão muito mais dedicada à caça, do que a nossa.

Por isso, estimular a visão da criança, é tão importante como estimular a audição, o olfacto e o tacto. Como é referido no livro "A Inteligência Aprende-se". Onde uma criança com um espaço dedicado ás suas brincadeiras, onde as paredes têm várias cores e texturas, objectos que pode chuchar, morder e receber deles uma estimulação cerebral, evolui mais rapidamente que uma criança sem estes estímulos.

O importante aqui é perceber que através das cores o nosso cérebro mudou e cresceu com as descobertas ao longo de milhões de anos. Quando se começaram a pintar as grutas nas pré-história, até ao Egipto e aos dias de hoje, a nossa capacidade intelectual cresceu exponencialmente.
Mas ainda existe algo fascinante, a "Bioluminescência". A Bioluminescência existe em grande numero nas profundezas do oceano, onde a luz do sol não consegue chegar. E o que esses peixes das profundezas utilizam para afastar outros peixes ou acasalar é um conjunto de cores. E o mais incrível é que conseguem captar a mais ínfima dose de luz. É a evolução no seu melhor, e mais uma prova de que deus não fez nem criou nada.
Algo que ainda não consegui perceber muito bem, é a razão para o rapaz ser associado ao Azul, Verde ou Vermelho, e a rapariga ser associada ao Rosa. Sei que o rosa é uma cor calma, gentil, frágil, mas de onde vem esta "ligação" emocional com as cores? Serão os outros animais também propensos a este tipo de cores?

Mencionei noutro texto a nossa capacidade de olhar para uma paisagem e ficarmos deslumbrados pelas suas cores. O que é o "mal"?
"[...] Ouve um momento na nossa evolução em que uma "paisagem" deixou de ser vista como uma possível casa mas como um "fascínio". Mas é preciso ter cuidado com a maneira como "vemos" a palavra "paisagem" ou "espectacular". E eu irei mais fundo neste assunto. [...]"

Sem cores, não haveria arte. Sem arte não haveria progressos nem descobertas. Sem a sua vibração espalhada pelos nossos neurónios, não haveriam presas nem predadores. Tudo era monótono, e possivelmente, apenas as plantas sobreviveriam. Contudo, a natureza desprova as minhas palavras, mostrando que existem animais sem capacidade de ver o mundo, mas que continuam a viver nele.

A maior conquista do universo, é a sua capacidade para originar organismos capazes de deslumbrar as suas maravilhas.

--------------------
Teoria das Cores
Cor dos Olhos
Olho da Evolução
III - EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS. O OLHO E AS RECENTES DESCOBERTAS SOBRE OS ÓRGÃOS VISUAIS DOS MOLUSCOS


Sem comentários:

Enviar um comentário