quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A objetificação da Mulher e do Homem na sociedade e em contexto de Violência Doméstica... [3]

A objetificação do Homem
Através dos vários meios de comunicação social




O homem também sofre de objetificação por parte da sociedade e em certa medida, das mulheres. Ainda que não seja de uma maneira tão óbvia como elas sofrem diariamente.


A mentalidade de um homem, forma-se ainda desde criança. Uma das coisas que acontece muito frequentemente em tribos, é o ritual de passagem pelo que os jovens (rapazes) têm de passar para se poderem tornar verdadeiramente homens perante a "vila" onde moram.
Estas civilizações/tribos, que nunca tiveram revoluções feministas, constroem-se e baseiam-se num mundo dominado por homens. Não é porque as mulheres mandam menos. Essa questão não está nem se coloca em causa na sua mentalidade e forma de verem o mundo.

O homem corre!
O homem caça!
O homem luta!
O homem protege!

As mulheres dão à luz, e isso é a dádiva que nenhum homem terá oportunidade e capacidade de conquistar ou igualar. Os homens, nessas tribos, valorizam as suas mães e avós de uma forma tão grandiosa que nós, os ocidentais, "pessoas civilizadas", ficamos tocados e sensibilizados. E valorizam-nas porquê? Porque foram elas que cuidaram deles quando eram ainda bebés, que os protegeram que os educaram, que os ensinaram, que os aconselharam e alimentaram.
O mundo, a nossa sociedade, a nossa espécie, vive num mundo construído à volta do homem. E não há nenhum mal nisso, porque a vida selvagem também se rege pelas mesmas "regras".

All modern societies evolved out of agrarian societies. Before the Industrial Revolution the male endurance value and physical strength translated directly to political power. Men fought in wars, hunted beasts, erected buildings and plowed fields PRECISELY because they possessed the physical stamina to do so at a far greater degree than females. -- Dan Holliday

Em: Why did almost all societies believe that women were inferior to men?
O argumento aqui, não é o facto de as mulheres serem inferiores aos homens, mas sim a razão -- evolutiva -- que as tornou, a nível físico, mais fracas que os homens. E por essa mesma razão, de que a gravidez era algo de risco, obrigando a um controlo mais apertado da própria mulher, limitando-a locomotivamente e por vezes impedia-a de fazer as tarefas mais simples e leves, "obrigaram-nas" a ficar no fundo da pirâmide social -- e digo-o sem qualquer sentido pejorativo -- tornando os homens como os responsáveis máximos pela vida da sua mulher e a dos seus filhos. A mulher não caçava, porque pura e simplesmente estava grávida ou a tomar conta dos filhos dela ou dos outros.

Up until very recently in history there was no safe, cheap and reliable form of contraception that was under the full control of women. This meant that for most of the average adult woman's life, she was either pregnant, looking after a child, or possibly both... assuming she hadn't died during childbirth. -- Tatiana Estévez

Em: If women are equal to men, why have men achieved so much more throughout history?
Aqui, entra a responsabilidade do homem. Por estas razões, os rapazes tornam-se homens. Têm a obrigação de proteger a sua fêmea, a sua família, de invasores e intrometidos. São mais altos, mais fortes, mais resistentes, percorrem distâncias maiores e suportam todo o trabalho bruto e pesado.

During this period, there were no machines (well, not a lot of them). Craftsmanship was done by hand.  Repeated labor at bending metal, chopping trees, plowing fields and whatnot. Sure, we had beasts of burden, but ultimately the fact that men was mentally more aggressive, have less pain sensitivity, 30% more upper body strength and have a good amount more physical endurance, made the difference.  The ability to sword fight or pummel a man to death was a sign of power. The desire for violence and aggression allowed a man to rise through the ranks of the military and the military was always the source of governmental (and all subsequent) power.

[...]

From top to bottom, our society was built on gender differences and those differences served their purpose for hundreds of thousands of years. Those difference evolved out of our biological roles in propagating the species. Men were aggressive hunters; we fought for mating rights and we hunted for food for the family. Our single-mindedness, our cocky attitudes (believing we're better fighters and lovers than we actually are) is part of the success of our species. Ever see how stupid teenage boys are? They're idiots. Sure, this is an issue now, but back a few thousand years ago, see if YOU had the stupidity (see: bravery) to throw a spear at a mastodon and think you're going to survive. Guys also fought for mates. Ever see stupid boys think they can "whip that boy" for no reason at all? Well that's with good reason: his brain is hard-wired to think he's strong enough. If boys actually had access to reliable information on their toughness, then they would have never fought for females and our human aggressiveness may well have died out... along with us. -- Quora User

Em: If women are equal to men, why have men achieved so much more throughout history?

O facto de serem mais altos, como já foi referido no post anterior e no texto mais acima, não é algo recente como alguns afirmam. Foi só no período Mioceno  -- 24.000.000 a 5.000.000 anos --  que se deu a diferenciação em várias linhagens dos primeiros simiídeos, que dariam origem ao homem. Nesse momento da evolução dos nossos antepassados, a diferenças de altura entre os dois era muito pouca. Foi só na altura em que deixaram de ser presas e passaram a ser predadores, de pedras e lanças nas mãos, que a diferencia física, tanto em força como em altura, se fez notar.
No entanto, essa necessidade de o macho evoluir/desenvolver o seu corpo para se tornar mais dominante que todos os outros, não se deu de um dia para o outro. Surgiu da necessidade de perpetuar os seus genes em tempos de grande dificuldade de sobrevivência, em que eram caçados ou a escassez de comida ou as temperaturas se tornavam desfavoráveis. E esta necessidade, tornada num "hábito", foi levada ao extremo após se tornarem caçadores recolectores, dominantes no seu habitat.
Com o tempo e a necessidade, o macho passou a ser mais alto e robusto. Algo comprovado através de fósseis.

Mais informações:
Uma Viagem às Nossas Origens - Uma história da evolução humana de Maria José Aragão (Guerra & Paz [Antropologia])

O mundo rege-se em volta dos homens, porque é algo que funciona. É o único pilar que sustem a nossa espécie. E comparando-nos a muitas outras, também eles (os machos), sustêm toda a geração da sua espécie. Controlam os genes, territórios, fêmeas, matilhas, comida, etc.
O macho, é a ponta da lança, é a espada afiada, o musculo forte e o barrote resistente que sustem o telhado da casa. Não é à toa que a virilidade de qualquer animal do sexo masculino esteja e seja uma constante por onde quer que passe. Existem vários documentários que comprava a nossa ligação "agressiva" com os chimpanzés. Somos mais subtis nas nossas expressões físicas, mas não deixamos de ser agressivos. Consegue-se descobrir num grupo de homens qual o macho dominante, o líder do grupo. E isso é algo importante para o homem de hoje. Como referia um psicólogo estrangeiro: "Os homens dão muito mais valor à relação que têm com os outros homens, amigos, do que as mulheres.". Era importante, na altura em que os homens saiam para caçar, de se manterem fieis uns aos outros. De manterem as amizades saudáveis e resistentes, para poderem resolver os problemas e manter o grupo unido a trabalhar para o bem de todos e de cada um.
Apesar de trabalharem em grupo, todo o macho, mais cedo ou mais tarde, directa ou indirectamente, tentará conquistar o lugar do macho alpha, do chefe da matilha/grupo ou algum lugar privilegiado, em que se torne imprescindível e necessário, fazendo dele alguém importante.

Não se pode deixar de mencionar também, que o mundo rege-se à volta do homem, macho, devido à sua força física, como já referi antes. É fácil perceber a razão: 90% dos desportos são praticados exclusivamente por equipas masculinas. E comparando a performance da mulher com o homem, o homem corre distancias maiores, salta mais alto, lança mais longe, bate com mais força, puxa com mais força, levanta mais pesos, etc. A competição, quer em equipas quer individualmente, existe para perpetuar as lutas que se faziam à milhões de anos atrás. A rivalidade faz parte do homem, da mesma maneira que a gravidez é exclusiva da mulher. A fêmea não luta por um macho, é conquistada.

São contra a violência física, apesar de ainda hoje existirem torneios de luta. De existirem desportos que são uma versão simplificada de guerra entre dois grupos.
Futebol, rugby, hóquei, etc. Combates de vale tudo, Karate, Krav-maga, MMA, UFC, etc etc. Tudo e qualquer coisa que envolva duas equipas ou dois adversários.
Toda a vez que uma equipa ganha, a derrotada treina ainda mais, estuda ainda mais, prepara-se ainda mais. Porquê? Porque foi "agredida" e não quer pertencer aos fracos, porque os fracos é para quem não se sabe nem pode reproduzir. Adicionando a essa ideia invisível o "semear a sua semente".

Se não existisse violência, ou competição, nunca teríamos evoluído para o animal que somos, e proibir essa nossa natureza violenta, é ser contra uma espécie inteira. E ser contra uma espécie inteira, OU, serem contra pessoas que usam guerras e violência, é o mesmo que não aceitarem serem pequeninas neste mundo gigante. É quererem e exigirem serem reis se nunca terem feito nada por isso. É quererem repartir riqueza, suor e sangue por quem nunca lutou ou fez o que quer que fosse.


Em: Violência, gera...

Um das características que diferencia o homem da mulher, é a quantidade de pêlo no corpo (braços, peito, pernas e face). O próprio pêlo e cabelos do homem é, geralmente, mais grosso que o das mulheres. É considerado, o pêlo, um traço físico masculino, de poder, de controlo, de autoridade, de virilidade. As mulheres reconhecem esse traço, hoje tão característico, tão másculo e agressivo.
Elas próprias, como referi no posto anterior, obrigam-se e sentem-se obrigadas pela sociedade, pelos idealismos que se comercializa. Uma mulher, para ser "declarada" mulher, feminina, bela, bonita, sexy e atraente, usa a depilação em grande parte do seu corpo. Nos quais, as sobrancelhas, buço, pernas, sovacos e virilhas são as zonas mais frequentes.

É algo que julgam ser natural, e seria muito anti-natura se deixassem os pêlos das pernas crescer mais do que x milímetros. São incapazes de prescindir sair à rua de saia ou de ir à praia de bikini, sem fazer a depilação. Porque, por palavras delas: -- "Parece mal, fica mal, não é sexy, não é bonito".

Em: A objetificação da Mulher e do Homem na sociedade e em contexto de Violência Doméstica... [2]

Do Women Find Guys With Beards More Attractive?
"Past studies have found that men with beards look tougher, more aggressive and masculine and would make better romantic partners."

Em: Women Prefer Beards

Mais informações:
As Regras Bíblicas: Sexo
Os Segredos da Bíblia - Sexo na Bíblia (Luxúria, Promiscuidade, Incesto)
21 Reasons Bearded Men Are Better

Obviamente existem mulheres que preferem homens sem pêlos no corpo ou em particular, na face, pois destaca os ossos do seu rosto. O homem deixa de mostrar "virilidade" para passar a mostrar "leveza facial", com um rosto mais "efeminado" ou fácil de ser apreciado pela mente feminina. Pois uma mulher quando procura um homem com quem ter uma relação/aventura, procura sempre o mais rufia, o mais "bonito", o mais forte, o mais alto, ou mais talentoso e capaz de a proteger. Quando decide ter filhos, se o homem com quem está no momento não tiver uma cara mais agradável, menos "agressiva", ela irá procurar esse homem, porque é do instinto natural ter filhos bonitos, fortes e saudáveis. Não significando com isto que homens de barba ou de físico escultural não tenham bons genes.

Outra das características que diferencia o homem da mulher, é a força física. A sua capacidade de levantar e carregar pesos. De trabalhar "melhor" em condições extremas e exigentes, não só a nível físico como também a nível psicológico.
Esta objectificação do homem "moderno", em que deve fazer do seu corpo uma obra de arte escultural, tal e qual como os antigos gregos, romanos e espartanos, é algo pelo qual os homens não choram. Não existem revoluções nas ruas. Um homem, indirectamente e sem perceber, ambiciona ser macho alpha. O mesmo não posso falar de homossexuais, apesar de haver um alpha na relação, tanto em relações só de homens ou só de mulheres.
A barbaridade, que existia nos anos 70 até aos anos 90, em que actores como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger apareciam em filmes cujo o personagem principal era um macho alpha, dos pés à cabeça, era algo, na altura, considerado absolutamente normal. Hoje em dia nota-se uma grande diferencia física. Um "jovem" de 25 anos, não tem a mesma maça muscular que tinha o seu pai com a mesma idade quando andava na tropa. E a tropa, à relativamente pouco tempo -- mesmo MUITO pouco tempo -- pertencia exclusivamente aos homens. A razão era simples. Os homens combatem e morrem nas guerras. As mulheres são apenas adereços para entreter e satisfazer os homens. É uma "afirmação" arrogante, mas é uma realidade que acontecia já na altura das invasões francesas, como se pode ver no filme "As Linhas de Wellington", em que as prostitutas acompanhavam os soldados para manter a mural alta, assim como a sua motivação.





As centenas de filmes de guerra, de violência e acção, como o filme "300", são um bom exemplo da objectificação que existia na altura, e que ainda hoje influencia a mente de todos os jovens e adultos. E já na altura de reis e reinos, quem governava era o homem. O único objectivo/obrigação da rainha era dar um filho barão.

"Sparta was above all a militarist state, and emphasis on military fitness began virtually at birth. Shortly after birth, a mother would bathe her child in wine to see whether the child was strong. If the child survived it was brought before the Gerousia by the child's father. The Gerousia then decided whether it was to be reared or not. It is commonly stated that if they considered it "puny and deformed", the baby was thrown into a chasm on Mount Taygetos known euphemistically as the Apothetae. This was, in effect, a primitive form of eugenics."

Em: Sparta

Discriminações contra homens
"Um exemplo de discriminação de gênero contra homens ocorreu com a controvérsia da política de discriminação sexual de companhias aéreas. A British Airways, Qantas, e Air New Zealand todas possuíam políticas proibindo homens de se sentarem próximos a crianças desacompanhadas em voos comerciais. Esta regra, que se referia ao gênero como a mais importante qualidade de um grupo de pessoas, foi considerada discriminatória. Não há registros de qualquer caso documentado de abuso de uma criança durante um voo."

Fonte: Misandria  [editado: 02/01/2015]


--------------------
Falta gente caseira...
O que é ser pai na actualidade...
Em defesa dos homens ou do que resta deles...
A pornografia...
A eugenia existe...
Os príncipes, são sempre perfeitos...
Os príncipes, são sempre perfeitos... II
Os príncipes, são sempre perfeitos... III

1 comentário:

  1. Escrevi no blogue, já há algum tempo, um texto onde falava da forma como os homens são estereotipados. Ao longo dos anos fui-me apercebendo que eles sofrem tanta (ou mais) pressão da sociedade que as mulheres. Prova disso é, por exemplo, o dia dos namorados. É quase mal visto o homem não preparar uma surpresa romântica à sua dama. Muitos deles odeiam esse tipo de coisas mas fazem-no para não ficarem mal vistos. E com este exemplo vêem outros milhares. Como a ideia de que os homens têm que ser todos musculados para serem apetecíveis. Ou que têm de ter um bom cargo. O meu namorado tem barriga e é mecânico. E daí? Não faz dele menos homem. Não pretendo que ele frequente ginásio ou que vá estudar. Ele é feliz assim e basta-me isso. É o que falta às pessoas: compreenderem que não têm de ser iguais a todas as outras.

    ResponderEliminar